Empresas

Light entrega plano de recuperação judicial e propõe pagamento total de debêntures

Concessionária de energia dá possibilidade de recebimento integral e à vista de créditos de até R$ 10 mil por cada credor detentor de títulos de dívida na data de apresentação do plano

Light. Foto: Light/Divulgação
Light. Foto: Light/Divulgação

A Light traz seis opções de pagamento a credores em seu plano de recuperação judicial, que foi entregue à Justiça do Rio de Janeiro na sexta-feira, 14/07.

Destes, quatro apontam para recuperação integral de créditos, incluindo uma que prevê conversão de dívida em ações. Os outros dois dizem respeito a um leilão reverso com desconto de ao menos 60% dos créditos, e a uma emissão de novas debêntures, bonds ou instrumentos de dívida com desconto de 20%.

A primeira opção é a possibilidade de recebimento integral e à vista de créditos de até R$ 10.000,00 por cada credor detentor de títulos de dívida na data de apresentação do plano, especialmente debenturistas. Esta é direcionada a quase 25 mil investidores pessoas física (mais de 60% do total) que compraram debêntures da companhia.

+ Afinal, qual é o risco do crédito privado?

Outra opção é a capitalização de créditos quirografários de titularidade dos credores, no âmbito do qual os referidos credores receberão novas ações a serem emitidas pela Light S.A., sendo assegurado aos acionistas direito de preferência para a subscrição do aumento.

As outras duas possibilidades que apontam recebimento integral de créditos mencionam que: a Light e a Light Energia são coobrigadas, em condição de credor apoiador; e que a Light e a Light SESA são coobrigadas, em condição de credor apoiador, participando de captação de novos recursos.

Já a realização de um leilão reverso, para antecipação do pagamento dos créditos quirografários, menciona que só poderão participar credores que ofereçam um desconto não inferior a 60% do respectivo crédito.

Por fim, existe a possibilidade de emissão de novas debêntures, bonds ou instrumentos de dívida equivalentes para pagamento dos créditos de titularidade dos credores quirografários, com desconto de 20%.

*Com informações da Agência Estado

Aprenda a investir em renda fixa para além das aplicações tradicionais. Confira esta Masterclass com Marília Fontes