ESG

ESG: conheça os ETFs ligados ao conceito que mais renderam em 12 meses

Investimentos ESG têm registrado desempenho acima de índices, como o Ibovespa

ETFs ESG. Foto: Adobe Stock
Os ativos ligados ao conceito são opções para investidores que se preocupam com os impactos de suas aplicações na sociedade. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

Os investimentos ESG (abreviação em inglês para Ambiental, Social e Governança) vêm registrando bons desempenhos. Fundos, ações e títulos ligados ao conceito são opções para investidores que se preocupam com os impactos de suas aplicações financeiras na sociedade.

Uma alternativa dentro desse tipo de investimento são ETFs ligados ao conceito ESG negociados na bolsa. Os ETFs são uma espécie de cesta de ativos que compõem um índice de referência.

+ ETFs são opções em tempos de incerteza, diz Carlos Takahashi, chairman da BlackRock

Um deles é o BOVA11, que reúne as ações das empresas que estão na carteira do Ibovespa B3, o principal indicador da bolsa brasileira. Enquanto o Ibovespa leva em conta valores de negociação de cada empresa, existem índices compostos por critérios que observam aspectos ESG das companhias.

O Bora Investir levantou os ETFs de ESG que mais renderam nos últimos 12 meses. Dos 9 ativos, 8 tiveram desempenho melhor do que o Ibovespa no período analisado (-0,63%).

Desempenho dos ETFs de ESG negociados na B3

CódigoNomeÍndiceRentabilidade em 12 meses
(até 29 de maio)
ESGB11BTG PACTUAL ESG FUNDO DE ÍNDICE S&P/B3 BRAZIL ESGS&P/ B3 Brasil ESG10,28%
ELAS11Safra ETF Mulheres na Liderança Fundo de Índice de AçõesTeva ESG Mulheres na Liderança8,48%
ISUS11IT NOW ISE FUNDO DE ÍNDICEISE B3 Sustentabilidade Empresarial6,45%
ECOO11ISHARES ÍNDICE CARBONO EFIC. (ICO2) BRASIL-FDO ÍNDICO2 B3 – Índice Carbono Eficiente5,99%
ESGD11TREND ETF MSCI EAFE ESGMSCI EAFE Extended ESG Focus3,49%
ESGU11TREND ETF MSCI USA ESGMSCI USA Extended ESG Focus3,52%
GOVE11IT NOW IGCT FUNDO DE ÍNDICEIGCT B3 Governança Corporativa Trade0,63%
REVE11IT NOW RUSSELL 1000 GREEN REVENUES 50 FUNDO DE ÍNDICERussell 1000 Green Revenues 50-1,45%
ESGE11TREND ETF MSCI EMERGING MARKETS ESGMSCI Emerging Markets Extended ESG Focus-3,24%
Fonte: B3

Destaque de ETFs ESG com índices brasileiros

No ranking dos ETFs ligados à ESG, três dos quatro melhores rendimentos estão atrelados a índices brasileiros. 

O líder é o BTG Pactual ESG S&P/B3 Brasil ESG (ESGB11), que lidera a lista com 10,28% em um ano. O fundo está ligado à variação do S&P/ B3 Brasil ESG, índice da S&P Dow Jones Indices.

Na sequência aparecem os ETFs atrelados aos índices Teva ESG Mulheres na Liderança (ELAS11), ISE B3 Sustentabilidade Empresarial (ISUS11) e ICO2 B3 – Índice Carbono Eficiente (ECOO11).

+ Por que investir em ESG e como fazer isso?

Marcela Kasparian, sócia fundadora da Semeare, explica que a relação do desempenho dos índices ESG no Brasil versus exterior, variam conforme a própria volatilidade do mercado dos países, que além da performance do papel, é impactado pelas dinâmicas de juros, expectativa de crescimento econômico, inflação, etc.

A fundadora da Semeare acredita, que no longo prazo, as empresas que consideram aspectos ESG em tomadas de decisões tendem a se valorizar mais, pois trabalham melhor fatores de riscos, têm possibilidades de melhorias operacionais e tendem a ser mais inovadoras.

Potencial maior em países emergentes

Segundo pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), investimentos em ESG geram mais valor e resiliência em negócios de países emergentes. 

“Há uma crescente preocupação da sociedade em relação ao meio ambiente, e vemos esse movimento se ampliando em empresas de países em crescimento, como é o caso do Brasil”, afirma Arthur Ramos, diretor executivo e sócio do BCG e líder da prática de Clima e Sustentabilidade no Brasil. 

+ Conheça mais sobre os ETFs de ESG

“Companhias que saírem na frente poderão colher os benefícios dessa dedicação, como o acesso diferenciado a mercados internacionais, redução no custo de capital e atração e retenção de talentos”, completa.

Gostou do conteúdo e quer se aprofundar ainda mais em ETFs? Conheça os cursos grátis da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.