Imposto de renda

Calculadora IR 2024: saiba como simular antes de enviar a declaração

Ferramenta permite calcular renda mensal e anual de forma simulada antes de enviar a declaração definitiva

Moedas, carro e casa representando compra sobre um calendário. Foto: Adobe Stock
Comprar ou alugar um imóvel ou automóvel traz paralelos, mas também diferenças. Foto: Adobe Stock

Antes de enviar a declaração do imposto de renda deste ano, agora será possível ter uma ideia de quanto será preciso pagar ou receber pelo acerto de contas. Isso porque a Receita Federal disponibilizou uma calculadora online para simular os valores reais que possivelmente podem aparecer no momento da declaração do IR, quanto seria tributado e as deduções geradas.

Trata-se somente de uma simulação com base nas suas informações pessoais a serem preenchidas para que você tenha uma vaga noção do que pode esperar ao enviar os seus informes e evitar cair na malha fina.

Na segunda-feira (11) a Receita liberou o download do IR para que o contribuinte possa reunir todas as informações necessárias a serem declaradas. As declarações podem ser enviadas a partir do dia 15 de março e o prazo deste ano será até as 23h59min59s de 31 de maio.

IR 2024: Saiba como fazer sua conta gov.br para acessar a declaração pré-preenchida

Como funciona o simulador de IR da Receita?

A simulação envolve dois cálculos. O primeiro é sobre a renda mensal. Ao escolher essa opção, você vai encontrar cinco espaços a serem preenchidos com suas informações pessoais. O ano-calendário é o mesmo em qualquer um dos cálculos porque remete ao ano passado, quando o rendimento a ser tributado foi gerado. Em seguida, as opções são de rendimentos tributáveis e não envolve a parcela isenta de aposentadoria, nem reserva remunerada, reforma ou pensão para quem tenha 65 anos ou mais.

O segundo espaço vem com as deduções; depois a base de cálculo; imposto — com uma tabela demonstrativa da apuração real do imposto de renda que já traz as alíquotas a serem cobradas em cada faixa da base de cálculo. Por fim, termina com a alíquota efetiva a ser cobrada.

O segundo cálculo se refere aos gastos anuais, que aparece com até sete opções a serem preenchidas com as suas informações pessoais. A diferença está no acréscimo do imposto devido e as deduções especiais – voltadas para doações e programas nacionais de apoio à saúde.

Por fim, os dois cálculos — mensal e anual – podem ser simulados no site da Receita Federal com base nas suas informações de rendimentos que serão declaradas no IR. Vale lembrar, de novo, que esta será apenas uma simulação para dar uma noção ao contribuinte do que efetivamente irá encontrar ao declarar o IR e enviar os informes definitivamente.

Quer saber como declarar os seus investimentos? Acesse o curso online e gratuito do Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias