Renda Variável

O que é ReVar e como ele pode facilitar a sua vida na hora de declarar o IR?

Calculadora para auxiliar quem investe em renda variável, o ReVar estará disponível para todos investidores em 1º de agosto

Calculadora cinza ao lado de caneta e tablet. Foto: Pixabay
O ReVar inclui detalhes sobre operações realizadas, lucros obtidos, prejuízos, impostos pagos e valores a compensar. Foto: Pixabay

Declarar o imposto de renda é parte da rotina anual de mais de 15 milhões de brasileiros, segundo a Receita Federal. E assim, toda ajuda na hora de fazer a declaração é bem-vinda. Para isso, quem investe em renda variável ganhou mais uma ferramenta para auxiliar no momento, o ReVar.

O que é o ReVar?

O ReVar é uma calculadora da Receita Federal, projetada para auxiliar a apuração de ganhos em renda variável e no cálculo do Imposto de Renda devido nessas operações. O projeto foi desenvolvido em parceria com a B3, que auxiliou na especificação e nos testes do programa.

O programa permite a emissão em tempo real do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e o pré-preenchimento automático da Declaração Anual do Imposto de Renda.

Isso inclui detalhes sobre operações realizadas, lucros obtidos, prejuízos, impostos pagos e valores a compensar. O ReVar está disponível no site da Receita.

Fase beta e como funciona

A fase beta, de testes do ReVar, foi disponibilizada no dia 6 de maio para um grupo selecionado pela bolsa de valores brasileira e ficará limitada a eles até 31 de julho. A previsão é que a partir de 1º de agosto ele poderá ser usado pelos demais investidores.

Essa primeira versão do ReVar está limitada ao mercado à vista e a investidores pessoa física que não possuam posições ou operem com ouro ativo financeiro, empréstimos de valores mobiliários, mercado futuro, a termo ou mercado de opções.

A consulta automatizada pelo ReVar às informações sobre os investimentos em renda variável existentes na base de dados da B3 é realizada mediante autorização prévia do investidor e por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicação), o que garante a integridade e confidencialidade no recebimento das informações. 

Segundo a Receita, com o ReVar, o investidor economizará tempo, terá mais segurança quanto ao cálculo do imposto e poderá se dedicar mais à análise e à gestão do seu portfólio de investimentos. 

“É importante ressaltar que a cobrança do imposto a pagar sobre ganhos em renda variável continua decorrente do preenchimento da ficha específica dentro da Declaração Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas, a declaração do IRPF”, afirma.

Como acessar o ReVar

Para acessar o ReVar, basta apenas entrar no site da Receita, em ‘Serviços e Informações’, e começar o processo. 

Antes de utilizar o serviço, autorize o compartilhamento das suas informações sobre investimentos em renda variável com a Receita Federal e vincule sua conta. Para isso, basta acessar a área do investidor na B3, selecionar o serviço “Calculadora da Receita Federal” e assinar o termo de consentimento.

Após a assinatura do termo, o primeiro conjunto de informações pode levar até 30 (trinta) dias para ser recebido. A partir de então, as informações serão atualizadas diariamente. O envio das informações ocorre de forma centralizada pela B3, que é a instituição responsável pela guarda dos ativos.

Com isso, no ano seguinte, os registros poderão ser importados para sua Declaração de Imposto de Renda (DIRPF), facilitando o preenchimento.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3.