Notícias

Inflação moderada e emprego apertado vão impactar crescimento dos EUA, diz Fed

Livro Bege, do banco central americano, aponta que o impacto dos preços altos vai persistir e o emprego deve crescer em ritmo mais modesto

Brasão do Sistema de Reserva Federal dos EUA
Símbolo do Federal Reserve System na Sala de Imprensa do FED, nos EUA. Fonte: Adobe Stock.

Por Redação B3 Bora Investir

Os efeitos ainda limitados da desaceleração na inflação dos Estados Unidos nos últimos meses e o mercado de trabalho apertado continuam a pesar sobre as perspectivas econômicas norte-americanas para 2023. A análise consta no Livro Bege, relatório sobre as condições econômicas em cada um dos 12 distritos do banco central americano, divulgado no fim da tarde desta quarta-feira, 18/01.

“As perspectivas para o crescimento econômico futuro permaneceram fracas, com expectativas de maior abrandamento da demanda nos próximos seis a doze meses”, afirmou o Federal Reserve (Fed), em relatório publicado duas semanas antes de cada reunião do comitê de política monetária.

Em relação a inflação, a avaliação do Fed é que os preços “permaneceram altamente elevados” e ainda pressionam o poder de compra dos consumidores americanos. O banco central destaca ainda que, apesar da inflação ainda elevada, as compras no recesso do fim de ano impulsionaram os gastos do consumidor.

+ Índices dos EUA confirmam que pressões inflacionárias começam a perder força

Na contramão da inflação vem o mercado de trabalho que ainda não mostra sinais de desaceleração e permanece apertado – com a falta de mão de obra pesando em vários setores, diz o documento. Desta forma, ainda há “elevada pressão salarial” nos Estados Unidos. Os contínuos gargalos nas cadeias de suprimentos também tem prejudicado a indústria, disse o Fed.

Em relação a economia, os empresários consultados pelo Federal Reserve afirmaram que esperam pouco crescimento nos próximos meses e que a economia mudou pouco desde a divulgação do último Livro Bege, em 30 de novembro do ano passado.

Quer saber mais sobre macroeconomia e finanças pessoais? Acesse os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.