Notícias

Mercado e Morning Call Safra: ata do Copom e transição de governo

Também serão divulgados o índice de preços ao consumidor semanal (IPC-S) e a produção industrial brasileira em setembro

Copom sobe o tom contra riscos fiscais e mudanças na meta de inflação
A interpretação desse cenário pelo Comitê acontece em meio a uma escalada de críticas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito a autonomia do BC. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O mês de novembro inicia hoje com os investidores atentos à ata da reunião do Copom da semana passada e dos Estados Unidos, como os números de produção industrial interna e os índices de gerentes de compras (PMIs, na sigla em inglês). No Brasil, ainda serão divulgados o índice de preços ao consumidor semanal (IPC-S) e a produção industrial brasileira em setembro.

Nos EUA, alguns balanços estão previstos, como de BP, Pfizer e AIG, em véspera de decisão de juros do Federal Reserve nesta quarta-feira, dia 2, quando os mercados locais ficam fechados pelo feriado nacional de Finados.

A melhora de humor externo pode aliviar os ajustes na abertura dos mercados locais, que vão monitorar ainda as negociações do governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principalmente em torno do pacote fiscal e do orçamento de 2023, além dos desdobramentos das interdições em rodovias.

Ontem, o primeiro pregão da bolsa pós-eleição presidencial foi de forte volatilidade, até a bolsa fechar em alta de 1,31% aos 116.037 pontos e o dólar comercial despencar 2,55%, a R$ 5,16, como traz o Morning Call Safra de hoje:

Mercado externo

O ambiente está positivo nas bolsas internacionais em meio alta do petróleo, queda do dólar e da recuperação de valor dos Treasuries, títulos do Tesouro americano. Os mercados trabalham com perspectivas bem consolidadas para uma nova alta de juros de 75 pontos base na decisão do Fed, amanhã, após perdas ontem com temores de recessão global

Na Europa, o balanço da empresa petrolífera BP já repercute na bolsa de Londres, enquanto a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reafirmou em um discurso hoje que a instituição continuará a subir juros para conter a inflação. 

Na Ásia, os mercados acionários foram puxados para cima principalmente por ações de companhias aéreas, consumo e alimentos, que reagiram a rumores de que a China estaria se preparando para relaxar restrições contra a covid-19 em março de 2023. 

Produção Industrial cai 0,3% no 3º tri

Com a queda de 0,7% em setembro ante agosto, a produção industrial registrou queda de 0,3% no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Os cálculos, com base na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Abertura: Ibovespa sobe 1,43%, aos 117.698,09 pontos, na máxima  

Fechamento: dólar a R$ 5,11186, em baixa de 0,92%

*Com informações da Agência Estado