Notícias

Mercado e Morning Call Safra: expectativa sobre PEC de transição no Brasil

No exterior, foco está nas falas de três dirigentes do FED e índice de confiança do consumidor de novembro da zona do euro

Balança de ferro refletindo nota de cinquenta reais, com moedas de um real fazendo pesa
Toda empresa listada na B3 é obrigada por lei a divulgar suas Demonstrações Financeiras (DFs) a cada trimestre. Foto: Adobe Stock

Nesta terça, 22/11, as atenções do mercado no Brasil seguem na expectativa por um um desfecho sobre a PEC da transição do novo governo. Vale lembrar que a PEC precisa ser aprovada em dois turnos no Congresso até o dia 15 de dezembro. 

No exterior, o foco está na divulgação do índice de confiança do consumidor de novembro da zona do euro e na fala de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) –  Loretta Mester (Cleveland); James Bullard (St.Louis) e Esther George (Kansas).

Ontem à tarde a presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, destacou que uma taxa de juros entre 4,75% e 5,25% parece ser razoável, e que o aumento mais agressivo das taxas foi uma forma de conseguir amenizar “a dor das pessoas” pelo aumento dos preços. Atualmente, os Fed funds estão na faixa de 3,75% a 4%.

Ibovespa ontem

 A semana começou com a Bolsa do Brasil (B3) no positivo diante da análise dos investidores de um possível enxugamento da PEC da Transição. A melhora só não foi mais firme por conta das ações ligadas às commodities, pressionadas para baixo, diante de notícias do aumento nos casos de covid-19 vindos da China.

O Ibovespa fechou em alta de 0,81%, aos 109.748 pontos e o dólar comercial fechou em queda de 1,18%, negociado a R$ 5,31. O Morning Call Safra de hoje detalha as percepções do mercado que levaram a esse resultado:

  • * Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias