Notícias

Mercado financeiro hoje: inflação ao consumidor na Europa ampara humor externo

No Brasil, as mudanças na área fiscal seguem no radar dos investidores em dia de divulgação do setor público consolidado

BCE, europa, bolsas
A medida do BCE segue o plano da instituição para combater a inflação que tem dado sinais de reaceleração. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta sexta-feira, última sessão de setembro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, participam de eventos e ficam no foco dos mercados domésticos, que olham ainda os números do setor público consolidado de agosto e a taxa de desemprego do terceiro trimestre.

Lá fora, os destaques são a inflação ao consumidor dos Estados Unidos medida pelo PCE e a pesquisa sobre o sentimento do consumidor e as expectativas de inflação do consumidor americano pela Universidade de Michigan.

Mercado EUA e Europa

A manhã de sexta-feira é de bom humor nos mercados internacionais antes da divulgação do Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE) americano e após a divulgação de inflação ao consumidor ( CPI) da zona do euro abaixo do esperado, abrindo a possibilidade de que o Banco Central Europeu (BCE) deixe seus juros inalterados em sua próxima reunião de política monetária.

As bolsas europeias ampliam os ganhos da véspera depois do indicador e o euro reduziu ganhos frente ao dólar. Já na Alemanha, as vendas no varejo do país caíram mais que o esperado. A Capital Economics espera que economias avançadas entrem em recessão moderada nos próximos trimestre.

Nos EUA, a Câmara dos Representantes e o Senado dos Estados Unidos ainda divergem sobre a solução para garantir o financiamento do governo a partir do próximo domingo e ampliam as chances de uma paralisação das atividades federais.

De olho no fiscal

A mudanças na área fiscal seguem no radar dos investidores em dia de divulgação do setor público consolidado, além da expectativa de que o presidente Lula vete o marco temporal e devolva ao Congresso a briga com o Supremo Tribunal Federal (STF). O tema deve gerar mais ruídos e atrapalhar o andamento da pauta do governo no Congresso, como já ameaçaram os parlamentares da bancada ruralista.

Ontem o Ibovespa fechou o dia em firme alta de 1,23%, aos 115.730 pontos com destaque para a ação ordinária da mineradora Vale (VALE3), que puxou o índice subindo 1,60%. O dólar sofreu uma leve queda no pregão da bolsa de valores hoje. A moeda americana recuou 0,16% contra o real brasileiro, cotada em R$ 5,03.

Informações do Estadão Conteúdo

Ibovespa B3: como é calculado e o que significa o principal indicador do mercado 

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.