Mercado

Arcabouço fiscal é pior do que o necessário e melhor do que o temido, diz Verde

Veja as principais sinalizações da nova carta mensal da gestora de Luis Stuhlberger

Luís Stuhlberger, gestor da Verde Asset. Foto: Divulgação
Luís Stuhlberger, gestor da Verde Asset. Foto: Divulgação

Por Redação B3 Bora Investir

O novo arcabouço fiscal é, ao mesmo tempo, pior do que o necessário e melhor do que o temido pelo mercado. Esta é a opinião da Verde Asset, gestora do renomado fundo Verde, administrado por Luis Stuhlberger.

É o que relata matéria publicada no E-Investidor, baseada na carta mensal da gestora. O documento foi divulgado nesta segunda-feira, 10/04.

A Verde aponta que a maior parte da regra depende do aumento das receitas. Como resultado, levará a discussões “complicadas” no Congresso. Isso porque pode exigir uma possível necessidade de elevação de impostos. Ainda assim, a busca por superávits primários nos próximos anos é um sinal positivo.

+ Novo arcabouço fiscal: como ficam meus investimentos?

Como consequência, o anúncio das regras levou a uma momentânea redução dos prêmios de risco, além da diminuição das expectativas para os juros e câmbio.

“Por ora, nos parece que o verdadeiro conflito fiscal deste governo virá em 2025 e particularmente 2026, defronte o calendário eleitoral”, afirma a Verde, no documento.

Desempenho do fundo em abril

O fundo Verde registrou desvalorização de 0,41% em março, na contramão do CDI de 1,17%.

No mês, as perdas da aplicação da gestora vieram da posição em ações e inflação implícita no Brasil, juros nos EUA e Japão. Os ganhos vieram da posição comprada em ouro, inflação americana e juros longos europeus.

“A posição comprada em inflação implícita no Brasil foi mantida, e continuamos tomados em juros na parte curta da curva e comprados em inflação nos EUA. A posição em ouro foi mantida, mas zeramos a alocação em petróleo”, afirma a gestora, na carta. “Já as posições em crédito high yield global e crédito local foram mantidas.”

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.