Mercado

Ibovespa fecha em alta em sessão de menor liquidez às vésperas do Natal

O alívio da questão fiscal com a Pec da Transição desidratada e o IPCA-15 em linha com o esperado ajudaram o índice

Em uma sexta-feira, 23/12, de sessão com liquidez reduzida – diante da chegada das festas de fim de ano – a Bolsa do Brasil (B3) conseguiu se firmar no positivo. A queda nas pressões em Brasília – com a aprovação de uma PEC da Transição desidratada – se soma a nomeação, sem surpresas, de 16 ministros pelo governo eleito. A prévia da inflação – em linha com a expectativa do mercado – também ajudou no resultado do índice.

O Ibovespa encerrou em alta de 2%, aos 109.697 pontos. Na máxima do dia atingiu os 109.994 pontos. Na semana, o índice avançou 6,65%. As ações mais negociadas hoje foram as preferenciais da Petrobras (PETR4) que avançaram 5,36%, acompanhando a alta do petróleo no mercado internacional.

No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou em baixa de 0,39%, cotado a R$ 5,18. Em cinco dias, a queda é de 2,42%.

Cenário Externo

No exterior, os investidores continuam a monitorar os dados de inflação nos Estados Unidos. Os gastos com consumo (PCE) subiram 0,1% em novembro em relação ao mês anterior. Apesar do resultado ter ficado abaixo das expectativas (0,2%), houve uma revisão dos números em outubro – que passaram de 0,8% para 0,9%.