Mercado

Ibovespa fecha em alta em sessão de menor liquidez às vésperas do Natal

O alívio da questão fiscal com a Pec da Transição desidratada e o IPCA-15 em linha com o esperado ajudaram o índice

Tela digital exibindo números
O Ibovespa encerrou em alta de 2%, aos 109.697 pontos. Na máxima do dia atingiu os 109.994 pontos.

Por Redação B3 Bora Investir

Em uma sexta-feira, 23/12, de sessão com liquidez reduzida – diante da chegada das festas de fim de ano – a Bolsa do Brasil (B3) conseguiu se firmar no positivo. A queda nas pressões em Brasília – com a aprovação de uma PEC da Transição desidratada – se soma a nomeação, sem surpresas, de 16 ministros pelo governo eleito. A prévia da inflação – em linha com a expectativa do mercado – também ajudou no resultado do índice.

O Ibovespa encerrou em alta de 2%, aos 109.697 pontos. Na máxima do dia atingiu os 109.994 pontos. Na semana, o índice avançou 6,65%. As ações mais negociadas hoje foram as preferenciais da Petrobras (PETR4) que avançaram 5,36%, acompanhando a alta do petróleo no mercado internacional.

No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou em baixa de 0,39%, cotado a R$ 5,18. Em cinco dias, a queda é de 2,42%.

Cenário Externo

No exterior, os investidores continuam a monitorar os dados de inflação nos Estados Unidos. Os gastos com consumo (PCE) subiram 0,1% em novembro em relação ao mês anterior. Apesar do resultado ter ficado abaixo das expectativas (0,2%), houve uma revisão dos números em outubro – que passaram de 0,8% para 0,9%.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias