Mercado

Mercado e Morning Call Safra: expectativas sobre inflação ao consumidor nos EUA e Alemanha

Por aqui, a ata da última reunião do Copom e os dados do setor de serviços orientam os ajustes financeiros

Dólar. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A inflação tem se mostrado resistente ante a alta das taxas de juros promovidas pelo Fed. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

Esta terça-feira, 13/12, tem uma agenda mais movimentada, com a inflação ao consumidor (CPI) de novembro nos EUA e da Alemanha guiando as expectativas no exterior antes de decisões de juros dos bancos centrais dessas regiões nos próximos dias. 

Por aqui, a ata da reunião do Copom da semana passada, que manteve a Selic em 13,75% ao ano, e os dados do setor de serviços orientam os ajustes dos ativos financeiros, além do último leilão do ano de títulos pós-fixados do Tesouro no mercado de juros. 

Na transição de governo, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve anunciar hoje “dois ou três nomes” de pessoas que integrarão a sua equipe, além de ter novo encontro com o atual titular da pasta da Economia, Paulo Guedes, e reunião com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

+ Selic a 13,75%: quanto renderia R$ 1.000 em Tesouro Direto com essa taxa de juros?

Desempenho Ibovespa

Os rumores no mercado de que o ex-ministro e coordenador da campanha presidencial de Lula, Aloizio Mercadante possa assumir a presidência da Petrobras ou do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) puxou a Bolsa do Brasil (B3) para o negativo nesta segunda-feira, 12/12.

O índice encerrou o pregão em baixa de 2,02% aos 105.343 pontos. Com isso, o índice devolve quase todos os ganhos do ano e passa a subir 0,50%, como explica o Morning Call Safra de hoje:

Novo governo

Às 14h20 de hoje, o Ibovespa perdeu os 105 mil pontos e caiu 0,52%, na mínima, aos 104.796,73 pontos. Logo após a abertura do mercado, o índice subia 0,42% aos 105.786 pontos na máxima.

As varejistas de capital aberto na B3 renovam o fôlego nesta terça-feira, amparadas na melhora do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, na véspera da última reunião do comitê de política monetária do Banco Central americano.

Depois da indicação do nome de Gabriel Galípolo como secretário-executivo do Ministério da Fazenda pelo futuro ministro da pasta Fernando Haddad (PT), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva confirmou Aluizio Mercadante como futuro presidente do BNDES.

O anúncio foi feito durante evento que marcou o fim dos trabalhos da equipe de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Ibovespa hoje

Às 16h11, durante o anúncio de Lula, o Ibovespa acentuou a mínima do dia a 104.225 pontos. Os juros futuros aceleraram o ritmo de alta em alguns contratos — o de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 subiu para de 13,11% ontem no ajuste para 13,41%.

Às 16h32, o índice derreteu mais um pouco e chegou a 103.409 pontos — 1.889 pontos desabaram em 26 minutos. Trata-se do menor nível intradia desde 3 de agosto, quando o Ibovespa chegou aos 103.650.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.