Mercado

Mercado e Morning Call Safra: investidores monitoram PIB e inflação nos EUA

Agenda está concentrada nos Estados Unidos, que divulgará sua segunda leitura do PIB, índice de inflação e discursos de dirigentes do Fed

Sede da Bolsa de Valores em São Paulo, com grande telão mostrando as cotações das ações
Situação do arcabouço fiscal impediram que a alta da Petrobras carregasse o índice para desempenhos melhores Foto: Divulgação

Por Marília Almeida

Na volta do feriado prolongado de Carnaval, após um pregão curto, investidores monitoram nesta quinta-feira, 23/02, uma série de indicadores nos Estados Unidos.

No país haverá a divulgação da segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) e e dados semanais sobre auxílio desemprego às 10h30; do índice de inflação do quarto trimestre; e discursos de dirigentes do Fed, o banco central americano, às 12h50 e às 16h.

No Brasil, serão divulgados dados sobre a arrecadação federal em janeiro, às 10h30.

Exterior

Após fecharem sem direção definida em reação à ata do Fed, que sugeriu elevar os juros em ritmo moderado, os índices futuros das bolsas de Nova York operavam no azul nesta manhã. O documento do Fed não mudou apostas de uma alta de juros de 25 pontos-base em março, mas os discursos dos dirigentes do BC americano, previstos para esta quinta-feira, devem trazer mais volatilidade para o pregão.

Na Ásia, as bolsas ficaram mistas, mas a Bolsa de Seul subiu após o Banco Central da Coreia do Sul manter os juros básicos em 3,50% ao ano, de acordo com expectativas do mercado.

Na zona do euro, a taxa anual de inflação ao consumidor desacelerou pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, a 8,6%. O resultado definitivo ficou ligeiramente acima da estimativa inicial, mas em linha com a previsão de analistas. Portanto, o dado não altera o cenário base para o Banco Central Europeu, que deve sustentar o ritmo atual de alta dos juros no bloco.

No Brasil

O tom positivo das bolsas no exterior e a alta do petróleo podem ajudar o Ibovespa no pregão de hoje. Por outro lado, a confirmação de um novo caso da doença da “vaca louca” no Brasil, com suspensão das exportações para a China, deve pesar.

Em um pregão mais curto, o Ibovespa fechou na quarta-feira em forte queda, refletindo o cenário externo. Como pano de fundo do mercado interno, seguem incertezas sobre a inflação. Acompanhe no Morning Call do Safra desta quinta-feira, 23/02:

*Com informações da Agência Estado

Para entender mais sobre macroeconomia, confira os cursos e vídeos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.