Mercado

Mercado e Morning Call Safra: investidores monitoram PIB e inflação nos EUA

Agenda está concentrada nos Estados Unidos, que divulgará sua segunda leitura do PIB, índice de inflação e discursos de dirigentes do Fed

Sede da Bolsa de Valores em São Paulo, com grande telão mostrando as cotações das ações
Situação do arcabouço fiscal impediram que a alta da Petrobras carregasse o índice para desempenhos melhores Foto: Divulgação

Na volta do feriado prolongado de Carnaval, após um pregão curto, investidores monitoram nesta quinta-feira, 23/02, uma série de indicadores nos Estados Unidos.

No país haverá a divulgação da segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) e e dados semanais sobre auxílio desemprego às 10h30; do índice de inflação do quarto trimestre; e discursos de dirigentes do Fed, o banco central americano, às 12h50 e às 16h.

No Brasil, serão divulgados dados sobre a arrecadação federal em janeiro, às 10h30.

Exterior

Após fecharem sem direção definida em reação à ata do Fed, que sugeriu elevar os juros em ritmo moderado, os índices futuros das bolsas de Nova York operavam no azul nesta manhã. O documento do Fed não mudou apostas de uma alta de juros de 25 pontos-base em março, mas os discursos dos dirigentes do BC americano, previstos para esta quinta-feira, devem trazer mais volatilidade para o pregão.

Na Ásia, as bolsas ficaram mistas, mas a Bolsa de Seul subiu após o Banco Central da Coreia do Sul manter os juros básicos em 3,50% ao ano, de acordo com expectativas do mercado.

Na zona do euro, a taxa anual de inflação ao consumidor desacelerou pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, a 8,6%. O resultado definitivo ficou ligeiramente acima da estimativa inicial, mas em linha com a previsão de analistas. Portanto, o dado não altera o cenário base para o Banco Central Europeu, que deve sustentar o ritmo atual de alta dos juros no bloco.

No Brasil

O tom positivo das bolsas no exterior e a alta do petróleo podem ajudar o Ibovespa no pregão de hoje. Por outro lado, a confirmação de um novo caso da doença da “vaca louca” no Brasil, com suspensão das exportações para a China, deve pesar.

Em um pregão mais curto, o Ibovespa fechou na quarta-feira em forte queda, refletindo o cenário externo. Como pano de fundo do mercado interno, seguem incertezas sobre a inflação. Acompanhe no Morning Call do Safra desta quinta-feira, 23/02:

*Com informações da Agência Estado

Para entender mais sobre macroeconomia, confira os cursos e vídeos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.