Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: dia de relatório trimestral de inflação

No Brasil, investidores devem monitorar ainda as discussões sobre a PEC da Transição na Câmara

Cédula de R$ 100 onde duas moedas de um real e uma cédula de R$ 10 enrolada formam um símbolo de percentual.
Veja como a macroeconomia pode afetar seu bolso Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta manhã, as bolsas internacionais estendem perdas de ontem enquanto o valor da moeda americana sobe com investidores ecoando as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) , Jerome Powell, após a decisão de elevar os juros em 50 pontos-base, à faixa de 4,25% a 4,50%, interrompendo uma sequência de quatro altas. O BC americano também elevou as expectativas para a mediana das taxas em 2023, de 4,6% para 5,1%.

Na China, os indicadores econômicos apresentados vieram piores do que o esperado pelo mercado. A produção industrial chinesa cresceu 2,2% em novembro, na comparação anual, desacelerando após ganho de 5% visto em outubro. Já as vendas no varejo do país caíram 5,9% em novembro, na comparação anual, ante expectativa de redução de 3,3% dos economistas.

Por aqui, a cautela externa persistente deve pressionar os ativos locais em meio avaliações dos desdobramentos na Câmara da PEC da Transição e da votação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o orçamento secreto.

+ Como a flexibilização da política de Covid-Zero na China ajuda o Brasil

Radar dos investidores

Os destaques da agenda interna são o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o IGP-10 e o último leilão de títulos prefixados do Tesouro Nacional deste ano. Os investidores devem monitorar ainda as discussões sobre a PEC da Transição na Câmara e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participará de café anual com jornalistas.

Nos mercados internacionais, estarão no radar dos investidores as decisões monetárias do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE), com entrevista da presidente da instituição, Christine Lagarde, devem nortear os mercados nesta quinta-feira, 15/12.

Indicadores dos Estados Unidos divulgados hoje, como o índice de atividade industrial Empire State de dezembro e as vendas no varejo de novembro, podem indicar os rumos da economia no país.

Ibovespa e as estatais

O Ibovespa encerrou ontem em leve alta de 0,20%, aos 103.745 pontos, em um dia de forte instabilidade. Na mínima do dia, o índice bateu os 101.632 pontos e contou com um tombo de quase 2% durante a sessão. Entre os papeis, a maior queda foi da Petrobras — as ordinárias da companhia (PETR3) despencaram 10,03% e as preferenciais (PETR4) tombaram 8,36%.

O movimento de aversão ao risco ocorreu após a aprovação de uma mudança na Lei das Estatais pela Câmara dos Deputados ontem, logo depois da indicação, pelo presidente eleito, do ex-ministro Aloizio Mercadante para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O Ibovespa só conseguiu se recuperar depois da decisão de juros do Federal Reserve (Fed) – o banco central americano.

A preocupação com a alteração na Lei das Estatais e o reflexo na bolsa são também explicados pelo Morning Call Safra desta manhã:

Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.