Mercado

Mercado financeiro hoje: anúncio de novos ministros 

No exterior, o clima é de moderação dos índices de ações nesta reta final do ano, que tem agenda esvaziada

Lula e Geraldo Alckmin
A divulgação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22/12, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

Na agenda do dia desta quinta-feira, 29/12, o pronunciamento do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esperado para esta manhã, trará a  indicação dos nomes que comporão o futuro governo, incluindo os que ficarão no comando de Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. 

O anúncio se soma à divulgação do último IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de 2022 pela FGV e dos dados de auxílio-desemprego nos Estados Unidos.

+ Lula anuncia 16 novos ministros: conheça os indicados

Mercado externo

No exterior, o clima é de moderação dos índices de ações nesta reta final do ano, que tem agenda esvaziada e liquidez que tende a ser fraca. No pré-mercado de Nova York, há tentativa de recuperação, o que reflete nas bolsas europeias, enquanto as asiáticas fecharam em queda.

Os investidores permanecem receosos, em meio a temores persistentes sobre a possibilidade de uma recessão nos EUA e outras grandes economias, como resultado da tendência de aperto monetário. Os principais bancos centrais mundiais seguem elevando juros de forma agressiva para combater pressões inflacionárias. 

Além disso, a China continua divulgando dados sobre os novos surtos de infecções da doença, apesar de o país seguir relaxando sua política contra a covid-19.

+ Como a flexibilização da política de Covid-Zero na China ajuda o Brasil

Ibovespa 

A expectativa de abertura positiva nas bolsas americanas e a sinalização de que o futuro governo adotará uma política econômica moderada podem animar o mercado doméstico no último pregão de 2022. 

O Ibovespa até agora acumula queda de 2% -, mas deve encerrar o ano no azul, depois da perda de 11,93% em 2021. A queda das commodities pode limitar eventual elevação do índice da B3, que ontem fechou com valorização de 1,53%, retomando os 110 mil pontos

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.