Mercado

Mercado financeiro hoje: Caged e números do Governo Central de novembro

Às 10h05 desta manhã, logo após a abertura do mercado, o Ibovespa operava em alta de 0,42% chegando aos 109 mil pontos

Funcionários trabalham em empresa de telemarketing
O setor de serviços é um dos que mais gera postos de trabalho no mundo. Foto: Divulgação/Atento

Por Redação B3 Bora Investir

A agenda do mercado financeiro desta quarta-feira traz a divulgação dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e os números do Governo Central, ambos referentes a novembro. No exterior, serão conhecidos os dados de vendas pendentes de imóveis de novembro dos Estados Unidos.

Os mercados internacionais estão mistos nesta quarta-feira, 28/12, com bolsas sem direção única na Europa e mercado futuro em Nova York, petróleo em queda e dólar com pouco fôlego ante rivais e moedas emergentes. Na Ásia as bolsas caíram, apesar do otimismo com a reabertura acelerada na China, que também traz cautela. 

+ Como a flexibilização da política de Covid-Zero na China ajuda o Brasil

Cenário no Brasil

Por aqui, a falta de tração no exterior tende a afetar o mercado financeiro no Brasil, que segue atento ao governo de transição. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem à noite que a futura gestão irá apresentar um plano para cobrir o rombo nas contas públicas. 

Haddad disse ainda que solicitou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que a equipe do atual governo se abstenha de tomar quaisquer medidas nos próximos dias que impactem o futuro governo. O futuro ministro também pediu ao atual governo que não prorrogue a desoneração de impostos cobrados sobre combustíveis.

Ibovespa hoje

Às 10h05 desta manhã, logo após a abertura das negociações na Bolsa do Brasil, o Ibovespa operava em alta de 0,42% chegando aos 109 mil pontos. Minutos antes o Caged divulgou os dados do desemprego no Brasil em novembro: 135.495 vagas de trabalho formal foram abertas no país em novembro, segundo os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Ontem a Bolsa do Brasil (B3) teve a segunda baixa após uma sucessão de cinco altas consecutivas e encerrou em -0,15%, aos 108.576 pontos. Entre os motivos, o fato do mercado seguir apreensivo com a política monetária.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias