Mercado

Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: expectativa sobre juros e arcabouço fiscal guiam o mercado

No primeiro dia de reunião do Fomc e do Copom, que anunciam amanhã suas decisões sobre juros, são destaques a participação de Haddad em evento e discurso da presidente do BCE

Painel da B3 mostra cotações das ações e gráfico da tendência do dia
. Foto: B3/ Divulgação

Por Redação B3 Bora Investir

Neste primeiro dia de reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) e do Comitê de Política Monetária (Copom), que anunciam amanhã suas decisões sobre juros, a agenda é pouco carregada.

O destaque é a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em seminário do BNDES sobre o papel do Estado no investimento de longo prazo, às 11h40.

No exterior, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, discursa no BIS Innovation Summit, às 9h30.

Já o dirigente do BCE Andrea Enria e o presidente da Autoridade Bancária Europeia, José Manuel Campa, discutem implicações da quebra do SVB para sistema bancário europeu, no Parlamento Europeu, às 10h30.

Nos EUA, saem os dados das vendas de moradias usadas, às 11h.

No exterior

Os investidores ficam mais tranquilos após a compra do Credit Suisse pelo UBS. Também ajuda no bom humor a notícia de que autoridades americanas estudam expansão do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), caso as turbulências no sistema bancário se agravem, segundo a Bloomberg.

Há também a esperança de que o Fed faça uma pausa nos aumentos de juros amanhã, embora a maioria dos analistas preveja mais uma alta de 25 pontos-base, igual à do mês passado.

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, 21, à medida que Wall Street se recuperou ontem em meio a um alívio nas preocupações sobre o setor bancário global após a compra do Credit Suisse pelo UBS.

O índice Hang Seng avançou 1,36% em Hong Kong, enquanto o Taiex subiu 0,61% em Taiwan, e o sul-coreano Kospi assegurou ganho de 0,38% em Seul. Na China continental, o Xangai Composto teve alta de 0,64%. No Japão, não houve negócios hoje devido a um feriado nacional.

No Brasil

O apetite a risco no exterior pode ajudar o Ibovespa, apesar das incertezas sobre o arcabouço fiscal, que já não deve ser anunciado antes da decisão do Copom. Segundo fontes, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), “receberam bem” a proposta apresentada por Haddad.

O ministro apresentou as linhas gerais da nova regra, que reforça a necessidade de equilíbrio e responsabilidade fiscal para conter gastos. Na proposta, há gatilhos para que o gasto público tenha um perfil “anticíclico” e que possa haver crescimento de despesas em momentos de desaceleração econômica. Esses gatilhos estariam atrelados à arrecadação e permitiriam um aumento dos gastos quando a arrecadação crescer acima do esperado.

A crise bancária iniciada nos Estados Unidos continua reverberando no mundo. Mas o que abalou o mercado ontem foi a expectativa em relação a novas regras fiscais. Como resultado, o Ibovespa fechou em baixa de 1,04%, o menor patamar desde junho do ano passado. Acompanhe no Morning Call Safra:

*Com informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.