Mercado

Mercado financeiro hoje: prévia da inflação e confiança do consumidor local no foco

Além do IPCA-15, feriado nos EUA também deve impactar atuação do mercado no dia

Corredor de supermercado. Foto: AlfRibeiro - Adobe Stock
IPCA é o principal indicador de inflação no país. Foto: AlfRibeiro - Adobe Stock

Os destaques desta quinta-feira, 24/11, dia de mercados fechados nos Estados Unidos pelo feriado de Ação de Graças, são o IPCA-15 de novembro e a confiança do consumidor. No exterior, o Banco Central Europeu (BCE) publica ata de sua mais recente reunião e os bancos centrais da Turquia e da África do Sul anunciam decisão sobre juros.

No Brasil, às 16h, teremos a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022 no Catar, mas a B3 irá operar normalmente até as 18h.

A divulgação ontem da ata mais recente da reunião do Federal Reserve (Fed), com a perspectiva de uma redução no ritmo das altas de juros após quatro altas consecutivas, fez com que os mercados fechassem em alta – um tom mais otimista que acompanha os mercados externos nesta manhã.

Esse tom mais animado parece ajudar as bolsas europeias e os índices futuros de dólar a ficarem no positivo nesta manhã, ofuscando a preocupação com o aumento de casos de covid-19 na China, que geram novas restrições e pesam nas negociações de commodities, como petróleo.

Nesse cenário, o Ibovespa e o real podem se beneficiar, embora o feriado nos EUA possa afetar a liquidez dos negócios e os investidores sigam à espera de uma definição sobre a PEC da transição no Brasil.

*Com informações da Agência Estado