Mercado

Mercado financeiro hoje: Lagarde e Campos Neto são o foco em dia de feriado nos EUA

No mercado externo, o sinal é positivo nas bolsas europeias, mas a liquidez nos mercados globais tende a ser afetada pelo feriado nos EUA

Roberto Campos Neto, presidente do BC. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
No evento ‘2023 Milken South Florida Dialogues’ em Miami, Campos Neto falou principalmente da agenda de inovações do Banco Central brasileiro. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

A semana começa com os mercados fechados nos Estados Unidos pelo feriado do Dia do Trabalho e no Brasil tem feriado de 7 de setembro na quinta-feira. Hoje o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra em evento JP Morgan, em São Paulo.

Aqui, os destaques na agenda de indicadores nos próximos dias são a produção industrial de julho e IGP-DI de agosto. Lá fora, hoje tem discursos da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e do economista-chefe do BCE, Phillip Lane.

Ao longo da semana serão divulgados o Livro Bege nos EUA, vendas no varejo da zona do euro, PIB da zona do euro no 2º trimestre, CPI da China e índices de gerentes de compras (PMIs) de serviços e compostos da Alemanha, zona do euro, Reino Unido, EUA e Brasil.

+ 7 fatos e frases da última semana de agosto que resumem a economia e o mercado

Europa, EUA e Ásia

No mercado externo, o sinal é positivo nas bolsas europeias, mas a liquidez nos mercados globais tende a ser afetada pelo feriado nos EUA. As atenções estão no discurso de Lagarde hoje. A dirigente disse há 10 dias, em Jackson Hole, que a instituição manterá os juros em níveis restritivos pelo tempo que for necessário para trazer a inflação de volta à meta de 2% na zona do euro.

Nos EUA, apesar das incertezas sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em relação ao período pelo qual as taxas de juros permanecerão em patamares elevados, o sentimento dos gestores e estrategistas de investimentos é de que a reação será o chamado pouso suave, ou seja, com um prejuízo mínimo para o país e mercado.

Na Ásia, o dólar ganhou força ante a lira, logo após a inflação avançar mais que o esperado em agosto. A Capital Economics, empresa independente de pesquisa econômica, considera que o “salto” na inflação pode fazer o banco central do país optar por mais uma elevação “grande” nos juros neste mês, após a alta de 750 pontos-base vista no mês passado.

Campos Neto e Desenrola

A falta de negócios em Wall Street deve limitar o fôlego dos ativos locais, em dia de agenda fraca de indicadores, que deixa as atenções voltadas para Campos Neto e para o Congresso. O presidente do Banco Central disse na sexta-feira que a inflação brasileira vem mostrando melhora lentamente – embora a batalha não esteja ganha.

Por causa do feriado na quinta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) determinou que os deputados federais estejam em Brasília nesta segunda-feira. A expectativa é que a Casa vote, antes do feriado, os projetos governamentais do Desenrola, que pretende auxiliar na renegociação de dívidas da população, e a da taxação das apostas esportivas que visa uma maior arrecadação de impostos.

A reforma tributária também fica no radar. O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), disse ver ambiente de consenso entre governadores no tema. “Todos os estados concordaram com o principal da reforma tributária”, disse no sábado.

O investidor também monitora o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que começou a tramitar no Congresso na última quinta-feira. No momento o texto está na fase de discussão na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

*Informações da Agência Estado

Aprenda a investir em ações. Confira este curso gratuito disponibilizado pelo Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.