Mercado

Mercado financeiro hoje: negociações da PEC seguem no radar

No mercado externo, ativos financeiros americanos voltam do feriado de Ação de Graças com fôlego curto de modo geral

Foto aérea da cidade de Brasília mostrando prédio do ministério da econômia e o congresso do planalto. Foto: Adobe Stock
national congress in Distrito Federal, Brasilia, Brazil

Por Redação B3 Bora Investir

Os mercados ficam nesta sexta, 25/11, atentos à reunião do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva com aliados para dar andamento às negociações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da transição. O ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad representará Lula no tradicional almoço anual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra no mesmo evento. 

Os ativos financeiros americanos voltam do feriado de Ação de Graças com fôlego curto de modo geral, ainda refletindo a sinalização da ata da última reunião do Federal Reserve de que a maioria dos seus dirigentes está disposta a moderar o aperto monetário em breve. A sessão de hoje será mais curta, com o mercado acionário encerrando às 15 horas (de Brasília) e o de renda fixa, às 16 horas. 

Na Europa, os índices acionários estão sem direção única também e com pouco impulso diante de incertezas sobre os próximos passos do Banco Central Europeu. O BCE sinalizou nesta quinta-feira, 24/11, que o aperto monetário deve continuar firme, mesmo após alcançar um espaço neutro. A afirmação veio na ata da sua última reunião de política monetária, nos dias 26 e 27 de outubro.

+ Entenda a PEC da Transição que voltou a mexer com os mercados

Riscos para a China

Na Ásia, a maioria das Bolsas recuou nesta sexta-feira, reagindo à piora do quadro da covid-19 na China e ao salto da inflação ao consumidor em Tóquio, capital japonesa, para alta anual de 3,8% em novembro, maior patamar em três décadas.

A Oxford Economics avalia que os riscos para a economia da China agora apontam para baixo, com previsão de crescimento anual do PIB para 2022 para a faixa de 2,0 a 2,5%, ante estimativa de 3,1% atualmente. Nesta manhã, o Banco do Povo da China (PBOC) anunciou corte da taxa de compulsório bancário em 25 pontos-base, que representa uma injeção de 500 bilhões de yuans em liquidez no mercado.

Ibovespa ontem

Apesar de um pregão de baixa liquidez por conta da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar e do feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, o Ibovespa fechou em alta de 2,75%, aos 111.831 pontos na quinta-feira, 24/11. No câmbio, o dólar comercial caiu 1,18%, e encerrou negociado a R$ 5,31. Na mínima do dia bateu os R$ 5,29.

No exterior, o índice DXY – que mede o desempenho da moeda americana contra uma cesta de outras seis divisas – caiu 0,21%.

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.