Mercado

Mercado financeiro hoje: repercussão de Powell no exterior; falas de Lula e Haddad no Brasil

No Brasil, a alta do petróleo e o bom resultado do Itaú podem refletir no mercado. No exterior, agenda traz os estoques no atacado nos EUA, e balanços de Klabin e Walt Disney

BCE, europa, bolsas
A medida do BCE segue o plano da instituição para combater a inflação que tem dado sinais de reaceleração. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

Os investidores começam esta quarta-feira, 8/2, atentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em café da manhã com o Conselho Político da Coalizão e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da reforma tributária e da medida provisória que restabelece o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). 

O secretário extraordinário para a Reforma Tributária, Bernard Appy, e o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, também falam em eventos durante o dia. 

A agenda de indicadores é enxuta e traz os estoques no atacado nos EUA, e balanços de Klabin e Walt Disney.

Processo desinflacionário nos EUA

As bolsas internacionais operam sem direção única, com os futuros de Nova York em baixa e os índices europeus em alta. Ontem, as bolsas de Nova York e os juros dos Treasuries (dívidas do Tesouro americano) fecharam com ganhos generalizados, enquanto o dólar recuou ante moedas rivais, após o presidente do Fed, Jerome Powell, reafirmar que os EUA estão no início de um processo desinflacionário. 

Ao mesmo tempo, Powell alertou que os recentes dados fortes do mercado de trabalho não são suficientes para mudar a postura do BC americano em relação às taxas de juros, abrindo espaço também para a cautela. 

No Japão, a Bolsa recuou, à medida que as ações de SoftBank e Nintendo sofreram tombos de 5,11% e 7,52%, respectivamente, após divulgarem resultados trimestrais decepcionantes.

Petróleo e Itaú

Por aqui, as perdas dos ativos financeiros americanos nesta manhã podem pressionar o Ibovespa, dólar e juros futuros na abertura dos negócios. Mas a persistente alta do petróleo e a repercussão do balanço do Itaú Unibanco, que fechou o quarto trimestre de 2022 com lucro líquido gerencial de R$ 7,7 bilhões, uma alta de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado, podem ser contrapontos à influência externa negativa na B3. 

O risco fiscal do país deve continuar no foco em meio às discussões no governo em busca de consenso político em torno da proposta de reforma tributária.

Ontem, os ataques do presidente Lula contra os juros altos e o Banco Central contribuíram para que o mercado local não acompanhasse a melhora externa, como resultado do discurso de Powell. A bolsa brasileira teve dia de queda no seu principal índice de ações, o Ibovespa B3, que recuou 0,83%, a 107.829 pontos.

O Morning Call Safra de hoje traz a reação do mercado com a ata do Copom e as falas do presidente:

*Informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias