Mercado

Mercado financeiro hoje: semana de Copom e PEC no Brasil

Índices futuros dos EUA e bolsas da Europa amanheceram no negativo, ao contrário da tendência positiva registrada nos mercados asiáticos

Foto aérea da cidade de Brasília mostrando prédio do ministério da econômia e o congresso do planalto. Foto: Adobe Stock
national congress in Distrito Federal, Brasilia, Brazil

Este início de segunda-feira, 05/12, começa com sinais negativos nas bolsas internacionais com investidores de olho em decisões monetárias nos EUA, além de expectativas sobre as decisões na zona do euro e Reino Unido na semana que vem. 

Os índices futuros dos EUA e bolsas da Europa amanheceram no negativo, ao contrário da tendência positiva registrada nos mercados asiáticos, depois que as autoridades chinesas anunciaram o relaxamento da política covid-zero no país. 

A cautela externa moderada e o avanço ao redor de 2% do petróleo nesta manhã podem apoiar o Ibovespa em mais um dia em que a liquidez pode diminuir por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar.

No Brasil a semana traz a decisão monetária do Copom (nos dias 6 e 7) e deve ser decisiva para a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, com possível definição hoje do relator da proposta e com votação prevista na quarta-feira no plenário do Senado. 

No exterior, os destaques são os PMIs europeus e dos EUA, os índices de preços ao consumidor (CPI) da China e ao produtor (PPI) dos Estados Unidos, além do sentimento do consumidor da Universidade de Michigan e as expectativas de inflação americana para um e cinco anos.

Ibovespa e os jogos do Brasil

Os dias de jogos da Seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar estão sendo marcados por uma liquidez reduzida e na última sexta-feira, 02/12, não foi diferente. 

+ 8 mitos e verdades sobre a economia do Brasil em época de Copa do Mundo

A Bolsa do Brasil (B3) começou o dia em queda com dados acima do esperado no mercado de trabalho dos EUA – que jogam pressão no Federal Reserve (Fed), o banco central americano, no combate à inflação. No meio da manhã, no entanto, o índice virou e fechou o dia em alta.

O Ibovespa encerrou em alta de 0,90%, aos 111.923 pontos. Na máxima chegou a 113.761 pontos e na semana subiu 2,70%  Pelo segundo dia consecutivo, as ações mais negociadas foram as ordinárias da Vale (VALE3) que avançaram 1,22%; seguidas das preferenciais da Petrobras (PETR4) que subiram 1,02%. O dólar comercial fechou em leve alta de 0,36%, a R$ 5,21. Na semana, no entanto, a moeda americana acumulou queda de 3,61%.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.