Mercado

Mercado financeiro: Lula na Argentina e PIB americano são o foco do dia

Na B3, começa a valer hoje a nova carteira teórica do Ibovespa, após a retirada da Americanas de todos os índices da bolsa

O mercado começa a semana atento à agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Argentina, em sua primeira viagem internacional no atual mandato. Na presidência interina, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebe hoje uma delegação da União Europeia. 

No exterior, os Estados Unidos divulgam o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2022, saem dados preliminares de PMIs (Índices de Gerentes de Compras) composto, que inclui medições de serviços e setor industrial americano, japonês, da zona do euro e Alemanha, além de balanços corporativos de Tesla, Microsoft, Boeing, entre outros. 

As celebrações do Ano Novo Lunar deixam os mercados fechados ao longo da semana na China, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul.

+ 5 fatos para entender a crise econômica da Argentina

Mercado externo: tecnologia e feriados

Os índices futuros das Bolsas de Nova York passaram a cair nesta manhã, ajudando a tirar força das bolsas na Europa, com ajustes após a valorização do mercado à vista em Nova York, puxado por ações de tecnologia. 

Na semana passada, a Netflix surpreendeu o mercado com a conquista de novos assinantes reportada em seu balanço financeiro, e a Alphabet (controladora do Google) revelou planos de cortar 12 mil empregos, seguindo uma tendência de outras gigantes americanas do setor, diante da desaceleração das economia dos EUA e global. 

Os retornos dos Treasuries (Títulos do Tesouro do Governo Americano) de dez e 30 anos passaram a subir e dólar recua em dia de agenda relativamente fraca e em meio ao “período de silêncio” que impede dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de fazer comentários públicos sobre economia. 

Na Ásia e Pacífico, as bolsas japonesa e australiana subiram puxadas pelas bolsas americanas, enquanto os demais mercados permanecem fechados pelo feriado de Ano Novo Lunar.

Ibovespa e expectativas no Brasil

Na B3, começa a valer hoje a nova carteira teórica do Ibovespa, após a retirada da Americanas de todos os índices da bolsa, em consequência do pedido de recuperação judicial, na última quinta-feira. 

+ O que acontece com as ações das empresas em recuperação judicial listadas na bolsa?

+ Americanas: entenda o que é a recuperação judicial

Na renda fixa, os investidores ficam de olho ainda no Boletim Focus, após uma série de altas das taxas futuras e valorização semanal de 1,98% do dólar, que fechou aos R$ 5,2077 na sexta, decorrentes da percepção de piora das expectativas para a mediana do IPCA. Na última sexta, a Bolsa do Brasil operou no negativo durante a maior parte do dia e o Ibovespa fechou em menos 0,78%, aos/ 112.040 pontos.

Os investidores precificaram os riscos de elevação das metas de inflação na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta quinta-feira, 26, na esteira das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à independência do Banco Central e suas metas de inflação. Em Buenos Aires, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo brasileiro estuda uma solução comum com a Argentina para elevar as exportações brasileiras ao país vizinho, um importante parceiro comercial. 

*Informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.