Mercado

Mercado hoje: investidores aguardam decisão sobre Selic

Mercado quer saber se o BC fará mudanças em seu comunicado, sugerindo início de afrouxamento monetário em agosto, como esperado

Fachada da B3 com pessoas andando em frente. Foto: Divulgação B3
Bolsa de valores: Copom irá divulgar sua decisão no início da noite. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

A expectativa por sinais de início de queda na Selic na decisão do Copom desta quarta-feira, 21/06, será acompanhada com afinco pelos investidores.

Lá fora, além do testemunho do presidente Jerome Powell, os destaques são as falas de cinco dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) em eventos.

Por aqui será realizado um evento da CNI sobre reforma tributária com a presença das lideranças do Congresso e do ministro Fernando Haddad (Fazenda).

No exterior

A inflação ao consumidor do Reino Unido acima das expectativas elevou a possibilidade de o Banco da Inglaterra (BoE) aumentar, amanhã, seus juros mais uma vez. Para a Capital Economics, cresceram as chances de que o BoE opte por uma elevação de juros mais agressiva, de 50 pontos-base.

Na Ásia, as bolsas asiáticas reagiram negativamente à falta de mais medidas concretas para estimular a economia chinesa.

Investidores nos EUA monitoram sinais da política monetária a partir do testemunho do presidente do Fed, Jerome Powell, na Câmara do país. Há uma semana, o Fed deixou seus juros inalterados após 10 aumentos consecutivos, mas também sugeriu mais duas altas das taxas até o fim do ano.

No Brasil

A moderação dos ativos internacionais pode dificultar o mercado doméstico de tomar um norte, ainda mais porque os investidores estão aguardando a decisão do Copom, no início da noite. A expectativa majoritária é de manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano, mas os investidores querem saber se o BC fará mudanças em seu comunicado.

Após almoçar com o presidente do BC, na segunda-feira, ontem Haddad disse que a relação “pessoal e profissional” com Roberto Campos Neto exige encontros periódicos entre os dois, nos quais há troca de percepções no sentido de buscar “convergir”. Também ontem a Fiesp e Abrainc aumentaram a pressão sobre o BC para cortar os juros.

Ao mesmo tempo, um eventual sinal de evolução na votação do arcabouço fiscal tende a gerar algum otimismo no mercado. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a intenção é votar a nova regra fiscal na quarta-feira.

Já o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), vai se reunir amanhã com os governadores para tentar diminuir as resistências ao projeto de reforma tributária, previsto para ser votado na primeira semana de julho. Segundo Lira, o encontro será “decisivo” para que “a parte federativa da proposta seja afinada”.

*Com informações da Agência Estado

Quer aprender a investir em renda variável? Confira este curso oferecido pela B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.