Mercado

Mercado hoje: investidores monitoram o arcabouço fiscal e teto da dívida americana

Mercados vão monitorar também indicadores, como as leituras de abril das vendas no varejo e da produção industrial americana

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
O Ibovespa fechou com avanço de 1,10%, aos 114.270 pontos

Por Redação B3 Bora Investir

As atenções nesta terça-feira, 16/05, se voltam para a entrevista do relator do arcabouço fiscal, Cláudio Cajado (PP-BA).

Lá fora, fica no foco a reunião do presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, com o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy. Biden tenta destravar as negociações sobre o orçamento federal e o teto da dívida americana.

+ Argentina eleva os juros para 97% ao ano para conter a inflação

Os mercados vão monitorar também indicadores, como as leituras de abril das vendas no varejo e da produção industrial americana, além de comentários de vários dirigentes do Federal Reserve (Fed).

Em Washington, o vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, participa de audiência na Câmara dos Representantes. Já a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, estará em evento na Alemanha.

Na agenda interna outro destaque é a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de março.

No exterior

Na Europa, dados de crescimento do PIB da zona do euro vieram dentro do previsto no primeiro trimestre, mas as expectativas econômicas na Alemanha caíram mais que as previsões.

Já incertezas relacionadas às negociações sobre o teto da dívida contagiam o mercado nos Estados Unidos. A crise bancária também continua a ser alvo de temores.

O vice-presidente de supervisão do banco central americano, Michael Barr, defende que a autoridade monetária, após a quebra do Silicon Valley Bank (SVB) em março, precisa reavaliar requerimentos regulatórios e de supervisão bancária baseados em tamanho e risco.

+ Entenda o impasse em torno da elevação do teto da dívida dos EUA

Isso porque a crise do SVB provou ter consequências mais amplas para o sistema bancário. O depoimento do executivo foi divulgado antecipadamente ontem e será lido hoje perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes, em Washington.

Na Ásia, a Bolsa chinesa de Xangai caiu hoje, pressionada por altas da produção industrial e das vendas no varejo da China em abril abaixo do esperado.

Para a Capital Economics, a recuperação pós-pandemia de covid-19 da China deverá se “esgotar” na segunda metade do ano. “Enquanto isso, o desafiador cenário global impedirá um aumento significativo das exportações chinesas”, previu Julian Evans-Pritchard, economista-chefe de China da consultoria britânica, em nota a clientes.

No Brasil

Os investidores começam a sessão de olho na cautela externa, nos dados de serviços do País e à coletiva de imprensa do relator do arcabouço, Claudio Cajado.

Em reunião na residência oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ontem à noite, líderes partidários fecharam um acordo para endurecer a nova regra para controle das contas públicas proposta pela equipe econômica e decidiram levar à votação nesta semana apenas a urgência da proposta.

Já a votação do relatório do deputado Cláudio Cajado (PP-BA) – ou seja, do texto em si – ficou para a semana que vem.

+ Petrobras confirma discussão sobre mudança em política de preço para diesel e gasolina

O relator afirmou que, de acordo com o texto, o aumento real (acima da inflação) do salário mínimo e o pagamento do Bolsa Família – dois carros-chefe da política petista – ficam garantidos mesmo se o governo descumprir a meta fiscal. Isso significa que esses gastos ficarão blindados, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, das novas sanções (travas de gastos) incluídas na regra caso o governo não atinja a meta estipulada.

Os negócios na Bolsa podem ser impactados ainda pela Petrobras, que anunciou o fim do Política de Paridade de Preços Internacional (PPI) para diesel e gasolina. O desempenho do Ibovespa também será influenciado por balanços de empresas de varejo, frigoríficos e bancos, como o Banco do Brasil.

Ontem, o principal índice da B3 teve o 8º ganho seguido, aos 109.029,12 pontos. O dólar à vista caiu ao menor valor desde junho de 2022, a R$ 4,8882.

*Com informações da Agência Estado

Como funciona o mercado de ações? Veja nesta curso oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias