Notícias

Petrobras: produção de óleo e gás sobe 10,9% no 4º trimestre de 2023

A companhia disse que a produção de petróleo foi de 2,361 milhões de barris por dia no período

Petrobras. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Em nota, a estatal afirmou que a estratégia vai levar a companhia a ser mais eficiente e competitiva. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira, (8), que teve uma alta de 10,9% na produção de óleo e gás natural no quarto trimestre de 2023 quando comparado com o mesmo período de 2022. Houve uma produção média de 2,935 milhões de barris diários, conforme a companhia.

A alta foi motivada, sobretudo, pela construção das plataformas P-71, no campo de Itapu; FPSO Almirante Barroso, no campo Búzio; e dos FPSOs Anna Nery e Anita Garibaldi, nos campos de Marlim e Voador, de acordo com a Petrobras.

Outros fatores também contribuíram para o bom desempenho da produção, como a entrada de quatro novos poços de projetos complementares nas Bacias de Campos e Santos. A estatal informou ainda que isso foi “parcialmente compensado” pelo declínio natural de campos maduros.

A companhia disse que a produção de petróleo foi de 2,361 milhões de barris por dia no quarto trimestre de 2023, o que representa uma alta de 11,8% comparado com o mesmo período de 2022. Em relação ao trimestre até setembro, a alta foi de 1,9%.

Já a produção de gás natural totalizou 540 mil barris por dia, sendo uma alta de 8% na comparação com o ano passado. Isso equivale a mais de 2,9% em relação ao registrado no terceiro trimestre de 2023.

No pré-sal, a companhia informou que foram extraídos, em média, 1,937 milhões de barris por dia de outubro a dezembro do ano passado, com uma alta de 18,2% ante o quarto trimestre de 2022 e mais de 3,5% contra o terceiro trimestre de 2023.

*Informações da Agência Estado

+ Como investir em commodities? Aprenda a aplicar na bolsa

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias