Investir melhor

Organize seus investimentos: 4 apps que consolidam sua carteira

Open finance foi essencial para o desenvolvimento de programas ajudam na gestão de investimentos feitos em diferentes bancos e corretoras

Aprenda os onze passos para se livrar das dívidas
Todo planejamento financeiro parte da premissa de que é necessário saber quanto se ganha e quanto se gasta. Foto: Adobe Stock

Começar a investir é um importante passo para organizar sua vida financeira. Depois dele, vem o desafio de acompanhar e gerenciar sua carteira. Isso nem sempre é fácil. Quem investe em mais uma corretora ou banco entende o trabalho que é consolidar as informações. A boa notícia é que existem diversos apps no mercado que ajudam o investidor a olhar todas as informações em uma plataforma única.

Os consolidadores de carteiras reúnem automaticamente as informações e as mostram de forma amigável, para que seja mais simples acompanhar o que está acontecendo com seus investimentos. Assim fica mais fácil entender movimentos como quando a parcela de renda variável rendeu mais, e agora está com um peso maior do que você gostaria.

Esse tipo de aplicação deve muito ao open finance, iniciativa organizada pelo Banco Central para facilitar a troca de informações entre empresas do mercado financeiro, desde que com a autorização dos usuários.

“O Open Finance foi importante para esse tipo de serviço, porque criou padrões de dados e obrigou as instituições financeiras a permitirem que os clientes utilizem esses dados em qualquer lugar. Assim um app terceiro, com o consentimento do usuário, pode acessar seus dados financeiros em diferentes instituições e oferecer todo tipo de nova solução ou serviço”, afirma Felipe Matos, vice-presidente da Abstartups.

Além de simplificar a gestão dos investimentos, há um ganho para os usuários, com a maior concorrência. “Os programas de consolidação fomentam a concorrência porque facilitam para o usuário comparar diferentes ofertas de serviços financeiros, de instituições diferentes, num único lugar”, diz Matos.

Confira algumas das opções disponíveis:

Hub3

O aplicativo é gratuito e foi desenvolvido pela Neologia em parceria com a B3, a Bolsa do Brasil. O programa consolida as carteiras de investimentos e reúne ativos que são negociados ou registrados na B3, como Tesouro Direto, ações, fundos imobiliários e ETFs. Ou seja, mesmo que você tenha conta em diferentes corretoras, o aplicativo permite a visualização de todas as suas posições em um único lugar.

O Hub3 mostra gráficos por tipo de investimento, traz as cotações dos investimentos listados e a evolução do seu patrimônio.

Além disso, o Hub3 tem notícias do mercado e cursos para te ajudar a investir melhor.

Gorila

O aplicativo permite que o investidor controle e visualize sua carteira com cotas e preços atualizados de todas as classes de ativos, direto das fontes oficiais. Ao fazer o login, o usuário tem duas opções: adicionar os investimentos um a um, ou permitir que o app se conecte com sua corretora ou banco para importar as posições automaticamente.

Feito isso, o Gorila cria gráficos que mostram a divisão da sua carteira por classe de ativos, a rentabilidade de seus investimentos (total, por classe de ativo ou por produto), apura o preço médio de seus ativos e calcula o come-cotas automaticamente.

Kinvo

O Kinvo é capaz de se conectar com BTG Pactual, B3, Itaú, XP e Órama para importar e reunir os dados sobre os investimentos dos usuários. Depois disso, o app cria automaticamente gráficos mostrando a sua carteira e a evolução do seu patrimônio. Um gráfico interessante mostra a evolução do seu dinheiro aplicado versus o saldo atual. Assim você sabe o quanto exatamente veio dos rendimentos e o quanto você fez de novos aportes. O app também compara o desempenho dos ativos com benchmarks do mercado e com a média da sua própria carteira.

Outra função é a criação de metas, para incentivar o usuário a poupar e investir, e a organização da sua carteira de acordo com essas metas. O Kinvo também mostra o quanto do seu patrimônio está protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Guru

Não importa em qual corretora você tenha conta, na Guru você pode acompanhar seus investimentos em um mesmo lugar. Além de reunir as informações, por meio de uma parceria com a corretora Genial, é possível comprar e vender ações, FIIs e BDRs. O app também mostra informações sobre as cotações em tempo real.

O Guru tem uma função que se chama carteira inteligente. Com base em uma série de perguntas feitas ao usuário, o programa sugere e automatiza os investimentos.

Quer saber mais sobre como começar a investir? Confira esse curso gratuito do Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.