Investir melhor

Qual a relação entre investir e doar? Edu Lyra aborda o tema em Masterclass

Conteúdo das aulas é apresentado por Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões

Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões
Quem ministra a Masterclass é Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, empresa focada no desenvolvimento social de favelas brasileiras

Muito se engana quem pensa que investimentos financeiros e ações sociais não se misturam. O novo curso gratuito e exclusivo do HUB de Educação Financeira da B3 – Masterclass: a relação entre investir e doar – explica que essas duas ações produzem efeitos similares na sociedade no longo prazo.

Quem ministra a Masterclass é Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, empresa focada no desenvolvimento social de favelas brasileiras. A Gerando Falcões hoje conta com mais de 3.000 doadores e já arrecadou mais de R$ 4 milhões para seus projetos.

Na Masterclass, Lyra traça um paralelo entre a figura social do doador e do investidor, frisando o que no mercado financeiro é conhecido como investidor ativista. Essa é a pessoa que além de comprar ações de uma empresa também participa das decisões corporativas, apresentando projetos e contribuições para que a entidade siga determinados caminhos.

+ Você sabe o que é uma ação? Entenda o significado de ON, PN e mais

Outra semelhança tem a ver com o propósito, isso é, o fato de ser possível escolher investimentos e doações com base em valores pessoais. Por exemplo, investir em empresas que respeitam critérios de ESG e doar às instituições envolvidas com projetos de sustentabilidade e inclusão social.

+ Por que investir em ESG e como fazer isso?

Para que investimentos e doações sejam feitos sem riscos e com consciência, a Masterclass também aborda o que deve ser observado antes de investir e doar. Segundo Lyra, “quem investe numa empresa precisa saber quem é o CEO, quem é o time que esse CEO montou, se o produto dessa companhia tem boa adesão etc. Doar é investir, porque a cabeça é a mesma. É preciso encontrar uma ONG, saber quem está liderando e qual a solução que essa ONG está entregando.”

Entre outros assuntos, a Masterclass também apresenta o conceito ganhar, gastar, investir e doar. A ideia defende que ganhar e gastar são as práticas mais fáceis relacionadas a dinheiro, pois a primeira vem do trabalho e a segunda prioriza os gastos imediatos.

Já investir e doar são práticas mais difíceis. A primeira porque põe o futuro em foco e não o presente. Já para a segunda é preciso reconhecer a importância de compartilhar parte da renda com quem precisa, um hábito que ainda não é muito disseminado.

A Masterclass: a relação entre investir e doar é gratuita. Para acessá-la é preciso apenas um cadastro no HUB de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.