Objetivos financeiros

Não ganhei na Mega Sena: como organizar as contas para viver bem

Ao invés de fazer cortes no orçamento, é mais importante priorizar objetivos

Homem fazendo anotações em um caderno
Desenrola Brasil é prorrogado por mais 60 dias. Foto: Adobe Stock

Muitos esperavam começar 2023 com o meio bilhão pago pela Mega da Virada. Enquanto essa é a realidade de cinco sortudos espalhados pelo Brasil, aos outros apostadores resta organizar as contas e se preparar para o ano que começa.

Para ajudar na composição do orçamento de 2023 e dar algumas dicas para alcançar resoluções de fim de ano, o B3 Bora Investir conversou com Theo Linero, CFP® pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro.

Como alcançar as resoluções de 2023?

É óbvio que contar com o bolada da Mega Sena ajudaria muito na realização dos sonhos. Entretanto, mesmo que as receitas não sejam tão altas, são justamente esses sonhos e outros objetivos que devem guiar o controle e distribuição dos gastos pessoais.

Um orçamento nunca é sobre cortes, e sim sobre priorizar o que se gosta. Então o primeiro passo é listar objetivos. Pode até ser uma boa ideia aproveitar a euforia deste final de ano e estabelecer metas para serem alcançadas no ano que vem. Essas metas também podem ter um prazo maior, não necessariamente para o ano que vem, mas para os próximos. Depois de estabelecer os objetivos, então é preciso usar o tempo ao próprio favor. Isso quer dizer guardar parte do salário todo mês, e não esperar sobrar para fazer isso”, explica Theo Linero.

Outra recomendação do planejador financeiro ao se traçar objetivos é nomeá-los. Isso quer dizer evitar metas abstratas como “viagem” e criar uma categoria mais particular no orçamento, com o “viagem para os Estados Unidos”, por exemplo. “Quanto mais específico o objetivo, mas fácil fica visualizar essa meta”, sentencia Theo.

+ 6 passos para chegar à independência financeira no ano que vem

Para alcançar metas e realizar sonhos também é recomendado ligar investimentos a objetivos, isso é, investir e obter um retorno para usá-lo numa meta estabelecida previamente.

Segundo Theo Linero, “um bom recurso pode ser agendar aplicações, o que facilita investir todos os meses e escolher um produto que responda bem aos objetivos traçados. Ao se conversar com um especialista, ele pode inclusive montar uma carteira de investimentos que se adeque bem a determinadas metas. Também é importante lembrar que alguns produtos são mais recomendados para objetivos de curto prazo e outros para o médio e longo.”

Como não se endividar em 2023?

Para que os objetivos possam ser bem planejados é muito importante que as dívidas sejam evitadas. Theo Linero chama a atenção para o fato de as contas de começo de ano – como IPTU, IPVA, matrícula de escola e material escolar – serem previsíveis, mas mesmo assim é comum que não haja preparo para essas despesas a mais que se repetem todos os anos.

+ Feliz Ano Novo: como começar 2023 sem dívidas e planejar seus sonhos

Quando se fala de orçamento pessoal, também é comum que se dê muita atenção para o lado das despesas e que se esqueça da receita. Nesse sentido, a recomendação de Theo Linero é pensar em opções de renda extra para aumentar as receitas e contribuir para a realização objetivos.

Para mais conteúdos de finanças pessoais, confira os vídeos e cursos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.