Objetivos financeiros

Não ganhei na Mega Sena: como organizar as contas para viver bem

Ao invés de fazer cortes no orçamento, é mais importante priorizar objetivos

Homem fazendo anotações em um caderno
O Programa Desenrola, de renegociação de dívidas, deve beneficiar mais de 70 milhões de brasileiros. Foto: Adobe Stock

Muitos esperavam começar 2023 com o meio bilhão pago pela Mega da Virada. Enquanto essa é a realidade de cinco sortudos espalhados pelo Brasil, aos outros apostadores resta organizar as contas e se preparar para o ano que começa.

Para ajudar na composição do orçamento de 2023 e dar algumas dicas para alcançar resoluções de fim de ano, o B3 Bora Investir conversou com Theo Linero, CFP® pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro.

Como alcançar as resoluções de 2023?

É óbvio que contar com o bolada da Mega Sena ajudaria muito na realização dos sonhos. Entretanto, mesmo que as receitas não sejam tão altas, são justamente esses sonhos e outros objetivos que devem guiar o controle e distribuição dos gastos pessoais.

Um orçamento nunca é sobre cortes, e sim sobre priorizar o que se gosta. Então o primeiro passo é listar objetivos. Pode até ser uma boa ideia aproveitar a euforia deste final de ano e estabelecer metas para serem alcançadas no ano que vem. Essas metas também podem ter um prazo maior, não necessariamente para o ano que vem, mas para os próximos. Depois de estabelecer os objetivos, então é preciso usar o tempo ao próprio favor. Isso quer dizer guardar parte do salário todo mês, e não esperar sobrar para fazer isso”, explica Theo Linero.

Outra recomendação do planejador financeiro ao se traçar objetivos é nomeá-los. Isso quer dizer evitar metas abstratas como “viagem” e criar uma categoria mais particular no orçamento, com o “viagem para os Estados Unidos”, por exemplo. “Quanto mais específico o objetivo, mas fácil fica visualizar essa meta”, sentencia Theo.

+ 6 passos para chegar à independência financeira no ano que vem

Para alcançar metas e realizar sonhos também é recomendado ligar investimentos a objetivos, isso é, investir e obter um retorno para usá-lo numa meta estabelecida previamente.

Segundo Theo Linero, “um bom recurso pode ser agendar aplicações, o que facilita investir todos os meses e escolher um produto que responda bem aos objetivos traçados. Ao se conversar com um especialista, ele pode inclusive montar uma carteira de investimentos que se adeque bem a determinadas metas. Também é importante lembrar que alguns produtos são mais recomendados para objetivos de curto prazo e outros para o médio e longo.”

Como não se endividar em 2023?

Para que os objetivos possam ser bem planejados é muito importante que as dívidas sejam evitadas. Theo Linero chama a atenção para o fato de as contas de começo de ano – como IPTU, IPVA, matrícula de escola e material escolar – serem previsíveis, mas mesmo assim é comum que não haja preparo para essas despesas a mais que se repetem todos os anos.

+ Feliz Ano Novo: como começar 2023 sem dívidas e planejar seus sonhos

Quando se fala de orçamento pessoal, também é comum que se dê muita atenção para o lado das despesas e que se esqueça da receita. Nesse sentido, a recomendação de Theo Linero é pensar em opções de renda extra para aumentar as receitas e contribuir para a realização objetivos.

Para mais conteúdos de finanças pessoais, confira os vídeos e cursos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.