11 apps gratuitos para controle e organização financeira
Em momentos de incertezas em relação a emprego e inflação e juros altos, é bom lançar mão das mais diversas ferramentas para tomar de vez as rédeas do orçamento pessoal
Por Marília Almeida
Aplicativos para organização e controle das finanças são muito úteis em momentos de inflação e juros altos, principalmente se você deseja tomar as rédeas do seu orçamento pessoal mensal.
Alguns desses aplicativos já podem ser considerados clássicos no mundo das finanças, enquanto outros surgem como opções modernas e interessantes.
Além de permitir acompanhar melhor os gastos, eles tornam possível olhar de perto os rendimentos da carteira de investimentos. Tem medo de concentrar informações financeiras no celular? Não tem problema: a maioria deles permite acessar funcionalidades pelo computador e os dados são criptografados.
+ 5 planilhas de gastos pessoais gratuitas para organizar o orçamento
+ Conheça 3 simuladores gratuitos que podem te ajudar a investir melhor
Veja abaixo 11 aplicativos financeiros para aparelhos com sistema Android e iOs. Em muitos deles, para acessar mais funcionalidades é necessário pagar uma mensalidade ou uma licença vitalícia. Contudo, as ferramentas básicas estão disponíveis sem custos ao usuário. Todos funcionam de maneira offline. Ou seja, é possível lançar gastos a qualquer momento.
- Minhas Finanças – Despesas
Google Play: nota 4,8 e 72,2 mil avaliações
Importa SMS e notificações de apps bancários e os categoriza de forma automática com base no histórico financeiro e permite saber o quanto você economizou mensalmente e por ano. Os dados podem ser exportados para Excel e PDF e o app pode ser integrado ao calendário do Google Agenda, salva lembretes de despesas e permite ser lembrado por e-mail.
É possível entrar na plataforma com biometria em aparelhos que possuem o recurso. Seus backups são criptografados e salvos no Google Drive. Por fim, o app oferece uma funcionalidade de transferências entre contas.
Google Play: nota 4,2 e 42,1 mil avaliações
App Store: nota 4,7 e 44,1 mil avaliações
O app permite definir limites de gastos e quando esse limite é atingido notifica o usuário. É possível também definir e acompanhar objetivos na plataforma, que permite integrar contas e cartões de forma automática. O usuário pode analisar gastos por período e categoria, e eles podem ser atribuídos a membros da família.
Google Play: nota 4,5 e 44,5 mil avaliações
App Store: nota 4,6 e 4,6 mil avaliações
O app dá percepções sobre os gastos, ajudando de forma proativa a gerenciar as finanças e construir uma reserva de emergência sustentável. São dicas e truques que ajudam a tomar decisões diárias.
Google Play: nota 4,7 e 105 mil avaliações
App Store: nota 4,3 e 129 avaliações
No app é possível checar despesas diárias sincronizando dados de contas bancárias. Ele permite também visualizar o fluxo do dinheiro consolidado em uma seção customizada. Inclui ainda diversos tipos de gráficos e calendário.
Google Play: nota 4,5 e 184 mil avaliações
App Store: nota 4,7 e 4,2 mil avaliações
A ferramenta faz um controle de gastos diários e mensais, organiza contas, gerencia o planejamento financeiro e permite visualizá-lo de forma customizada.
Google Play: nota 4,6 e 120 mil avaliações
Permite adicionar uma nova transação apenas inserindo o valor. É possível registrar todos os gastos e o app mostrará automaticamente para onde o dinheiro está indo em um gráfico informativo. A ferramenta permite controlar o orçamento em todos os dispositivos do usuário simultaneamente usando a sincronização de dados com base na nuvem.
Google Play: nota 4,6 e 360 mil avaliações
App Store: nota 4,8 e 421 avaliações
Gerencia o orçamento, cartões e permite a criação de estatísticas instantâneas. O usuário pode fazer e exibir arquivos de backup em arquivos do Excel e restaurar ou fazer backup.
Google Play: nota 3,9 e 277 mil avaliações
App Store: nota 4,7 e 113,2 mil avaliações
O gerenciador financeiro oferece conexão automática de contas e cartões e permite planejar gastos, bem como criar objetivos. Elabora também um relatório de gastos em três tipos de gráficos.
- Gestor de Despesas
Google Play: nota 4,7 e 105 mil avaliações
Administrador de despesas simples de usar, possui um rastreador de despesas e rendimentos, calendário de tela principal com visão geral mensal sobre as despesas e os rendimentos, além de gráficos interativos de gastos. Oferece ainda uma calculadora integrada e permite anexar recibos ou imagens com produtos comprados.
- Gastos – gestor de orçamento
Google Play: nota 4,9 e 270 mil avaliações
O aplicativo suporta várias moedas e mostra taxas de câmbio em tempo real, que proporcionam comodidade para uso durante viagens ao exterior ou caso o usuário receba receitas em moedas estrangeiras. Permite ainda criar e definir lembretes de pagamentos regulares. O usuário pode definir uma senha para proteger os dados.
- Wallet – Gestor de Orçamento
Google Play: nota 4,7 e 286 mil avaliações
App Store: nota 4,5 e 968 avaliações
Com conexão automática a contas e cartões, permite escolher as que podem ser compartilhadas com a família, amigos ou colegas. Basta selecioná-los e convidar a usar. Qualquer pessoa pode contribuir em qualquer plataforma, seja Android, iPhone ou na Web.
Quer saber como criar e utilizar planilhas para controlar suas receitas e despesas de forma eficiente? Confira este curso sobre planilhas de organização e controle oferecido pela B3,