Pagamentos por aproximação disparam no Brasil. Qual o melhor uso para ter mais segurança?
Pagamentos por aproximação aumentaram 60,3% no último ano no Brasil
Os pagamentos por aproximação, que incluem cartões contactless e dispositivos móveis, têm crescido significativamente. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), houve um aumento de 60,3% nas transações por aproximação no Brasil no último ano. Esse crescimento reflete a preferência dos consumidores por métodos de pagamento que ofereçam rapidez e praticidade. Além disso, a modernização e o apelo por segurança trouxeram a tendência que vem ganhando força com o pagamento sem o uso de cartões.
Segundo Clay Gonçalves, planejadora financeira da SuperRico, a principal dica para quem usa essa modalidade é conferir sempre o valor a ser pago e quando, houver mensagem de erro, verificar o app do banco antes de refazer o pagamento.
“Também, estabeleça um limite máximo de pagamento por aproximação sem uso da senha. Ative as notificações de pagamento em seus apps bancários”, ressalta.
Dicas para ter segurança e melhor uso com pagamentos por aproximação
A planejadora financeira dá como dica a preferência pelo pagamento por aproximação em seu celular ou smartwatch, pois nestes dispositivos é possível configurar a identificação biométrica no momento do pagamento.
Outro ponto é manter o seu cartão em um dispositivo antifraude, sejam porta-cartões ou carteiras que contam com uma tecnologia que bloqueia a leitura por aproximação.
Em relação aos riscos, como a variedade de fraudes é grande, é necessário ficar atento a qualquer situação suspeita. Gonçalves alerta para jamais realizar pagamentos em maquininhas com o visor quebrado, em situações de maior relaxamento, como festivais e outras atividades de lazer, já que nesses casos a tendência é pagar sem prestar atenção.
Para ela, são estes momentos que precisam de atenção redobrada. “Uma boa dica é diminuir bastante o limite do pagamento por aproximação sem senha, pois ao solicitar a senha, o mecanismo natural de alerta humano será ativado, aumentando as chances de atenção ao valor que será cobrado”, diz.
“Por fim, seja consciente de seus gastos. Com uma rotina de acompanhamento das despesas, você identificará rapidamente qualquer transação suspeita”, completa.
Novas tecnologias por aproximação
Para Alexandre Silveira, diretor de produtos da Ingenico, está acontecendo uma mudança significativa no comportamento do consumidor, que busca cada vez mais soluções de pagamento rápidas e seguras.
“Além dos métodos atuais, tecnologias emergentes vêm ganhando espaço em mercados internacionais e mostram potencial para serem implementadas no Brasil”, aponta.
Abaixo, o especialista separou algumas dessas tecnologias que devem ganhar o mercado brasileiro nos próximos anos:
Palm Vein: A tecnologia utiliza o reconhecimento das veias da palma da mão para autenticar pagamentos e é considerada um dos métodos mais seguros, devido à singularidade dos padrões das veias, que são praticamente impossíveis de replicar. Essa tecnologia já vem sendo utilizada em países como Japão, China, Alemanha, Polônia e Turquia.
“O pagamento por padrão de veias vem sendo reconhecido por seu alto nível de segurança na autenticação biométrica. As características únicas das veias de cada indivíduo tornam a replicação praticamente impossível”, aponta Alexandre.
Reconhecimento facial: Esse método de pagamento oferece uma forma fácil e ágil de realizar transações financeiras, eliminando a necessidade de dispositivos físicos. Já utilizado em alguns países asiáticos, a tecnologia pode ser encontrada em estabelecimentos comerciais, onde os usuários podem simplesmente olhar para uma câmera enquanto realizam as compras e o sistema identifica automaticamente o rosto, vinculando-o à conta de pagamento para completar a transação.
SoftPOS (Point of Sale Software): A tecnologia permite que smartphones ou tablets sejam utilizados para processar compras e aceitar diversos tipos de pagamento por aproximação. Essa inovação oferece vantagens significativas para lojas e pequenos negócios.
“Além disso, a segurança continua a ser uma prioridade com o desenvolvimento de novas tecnologias. O uso de criptografia avançada e autenticação multifatorial se tornará padrão, garantindo que as transações sejam protegidas contra fraudes e ataques cibernéticos”, finaliza o diretor.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3.