Tipos de investimentos

Os principais índices das bolsas de valores do mundo

Indicadores servem de termômetro para o desempenho das principais economias e empresas globais

Mapa geográfico com alfinete marcando local no mapa. Foto: Adobe Stock
Veja a lista dos principais índices mundiais espalhados pela América, Europa e Ásia. Foto: Adobe Stock

As principais bolsas de valores do mundo estão, não por coincidência, nas maiores economias mundiais. E os índices mais importantes do mercado de ações costumam representar essas bolsas, como o Ibovespa no Brasil.

Veja a lista dos principais índices mundiais – espalhados pela América, Europa e Ásia – que o Bora Investir preparou para você ficar por dentro de tudo.

Dow Jones Industrial Average

O Dow Jones Industrial Average, também conhecido como DJIA, INDP, Dow 30 ou Dow Jones, é um índice criado em 1896 pelo editor do The Wall Street Journal e fundador do Dow Jones & Company, Charles Dow. É o segundo mais antigo índice dos Estados Unidos, depois do Dow Jones Transportation Average, e é composto por 30 empresas escolhidas por seu tamanho e importância no mercado de ações dos EUA.

S&P 500

Abreviação de Standard & Poor’s 500, o S&P 500 é um índice composto pelos 500 maiores ativos do mercado de ações dos EUA. Sua importância se dá pela abrangência, que chega a representar 80% do maior mercado acionário do mundo.

Nasdaq Composite

Ao lado do Dow Jones e do S&P 500 como os principais índices dos EUA, esse índice representa quase a totalidade das ações listadas na bolsa de valores Nasdaq. Um diferencial do Nasdaq Composite é que ele lista ações voltadas à tecnologia, tornando-se o maior indicador do setor.

NYSE Composite

Apesar de ter sido ultrapassado em relevância pelos índices compatriotas, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq, o NYSE Composite é o mais amplo índice da principal bolsa dos EUA, hoje ao lado da Nasdaq. O indicador representa o desempenho de todas as ações listadas na bolsa de Nova York, a maior do mundo.

Nikkei 225

O Nikkei 225 ou Nikkei Stock Average, mais comumente chamado de índice Nikkei, é um dos principais indicadores do mercado de ações asiático. O NI225 é composto pelas 225 ações das maiores empresas do Japão negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio, e é calculado diariamente pelo jornal Nihon Keizai Shimbun desde 1950.

SSE Composite

O SSE Composite Index (Shanghai Stock Exchange Composite Index), também conhecido como SSE Index, é o índice que congrega o desempenho de todas as ações negociadas na Bolsa de Valores de Xangai, na China.

Conheça também os principais índices da bolsa brasileira, a B3.

Hang Seng Index

Outro índice da grande potência mundial, a China, é o Hang Seng, principal indicador da bolsa de Hong Kong. O índice existe desde 1969 e cobre cerca de 65% do mercado de capitais local, focando nas maiores e mais importantes companhias dessa bolsa.

Euronext 100

O índice da maior bolsa da Europa, a Euronext, representa as 100 maiores e mais importantes ações listadas nela. Ele é revisto a cada trimestre para refletir sempre as 100 companhias mais capitalizadas e negociadas.

FTSE 100

Outro índice na Europa é o FTSE 100, que representa as 100 ações mais importantes da London Stock Exchange (LSE), a Bolsa de Valores de Londres, a segunda maior da Europa e uma das mais antigas do mundo.

CAC 40

Principal índice da bolsa de valores de Paris, o CAC 40 foi criado em 1987 e implementado no ano seguinte para representar as 40 maiores empresas do mercado acionário francês. Entre as maiores companhias na bolsa do país estão o banco Société Générale, a montadora Renault e a L’Oreal.

DAX-30

Pertencente a outra das maiores bolsas da Europa, a bolsa de Frankfurt, o DAX-30 é o índice mais importante de uma das maiores economias do mundo, a Alemanha. Por contar com empresas como Adidas, Volwkswagen e Continental, o marcador tem grande importância no mercado financeiro.

S&P/TSX Composite

Mais um índice que se destaca no mundo é o S&P/TSX Composite, da bolsa de Toronto, no Canadá. Ele é composto por cerca de 250 ações das empresas mais importantes negociadas na bolsa canadense, que está entre as 10 maiores do mundo.

S&P/BMV IPC

Também da família S&P, o S&P/BMV IPC é o principal índice da bolsa de valores do México, e representa as 35 maiores companhias listadas no país.

Ibovespa (Ibovespa B3)

O principal indicador de desempenho das ações negociadas na bolsa de valores brasileira reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais nacional. Ele foi criado em 1968 e de lá para cá consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo.

Reavaliado a cada quatro meses, o índice é resultado de uma carteira teórica de ativos. É composto pelas ações e units de companhias listadas na B3 que correspondem a cerca de 85% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado de capitais.

Quer conhecer muito mais sobre bolsa de valores e o universo dos investimentos? Acesse o Hub da B3, faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias