Tipos de investimentos

Equilíbrio fiscal: o que é e por que é tão importante para os seus investimentos

O Banco Central anunciou que a dívida bruta do setor público atingiu R$ 7,1 trilhões em julho, o que representa 77,6% do PIB. O resultado é melhor do que o de junho e isso sempre anima os investidores

Imagem do plenário do Senado Federal, com painel de votação e carpete azul
O Congresso Nacional Nacional é dividido em duas Casas: ao Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (31) que a dívida bruta do setor público atingiu R$ 7,1 trilhões em julho, o que representa 77,6% do PIB. O resultado é melhor do que o de junho – quando a dívida pública chegava a 78% de toda a riqueza produzida – e isso sempre anima os investidores.

Mas por que, afinal, os investidores profissionais ficam tão animados diante de uma queda na proporção da dívida em relação ao PIB? 

Fique tranquilo, vamos explicar agora para você por que o Ibovespa B3 costuma subir quando o governo corta gastos e por que o mau humor se instala quando a relação dívida/PIB aumenta.  

Quer saber mais sobre investimentos? Aproveite os cursos gratuitos da plataforma da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias