Tipos de investimentos

O dia no mercado: foco está na inflação americana

Reunião de conselheiros do Banco Central Europeu

Reunião de conselheiros

Nesta semana, a inflação fica no centro das atenções dos investidores com a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos, além dos números do Reino Unido e da zona do euro. Nos EUA e China serão conhecidos os dados de vendas no varejo e produção industrial, e o varejo da Alemanha. No Brasil, saem nos próximos dias vendas no varejo, pesquisa de serviços e IGP-10.

Na manhã desta segunda (12), as bolsas internacionais mostram fôlego, ainda que a preocupação com a inflação e ritmo de aperto monetário nos EUA e Europa, além dos riscos de recessão, ainda pairem no mercado. Segundo a imprensa, o Banco Central Europeu (BCE) teme ter que subir o juro a 2% ou mais.

Nos EUA, a presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester, disse que os dirigentes ainda debaterão se a alta de juros deste mês será de 50 ou 75 pontos-base. Já a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, alertou que existe um “risco” de que os preços da gasolina possam novamente e reconheceu que uma recessão é “um risco quando o Fed está apertando a política monetária para corrigir a inflação”.

No Brasil, esse cenário pode favorecer ganhos no Ibovespa, em meio ao avanço de mais de 1% dos preços do petróleo e dólar mais fraco ante outras moedas emergentes.

Abertura: Ibovespa renova máxima a 113.783,01 pontos em alta de 1,32%; dólar à vista renova máxima aos R$ 5,1348 (-0,25%)

Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,0974, queda de 0,98%

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias