Ações

Veja quais empresas são as maiores pagadoras de dividendos do mundo

Petrobras figura em segundo lugar no ranking das maiores pagadoras de dividendos do mundo

Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) representam, juntas, mais de 10% da carteira do Ibovespa. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

Os dividendos, a parte do lucro de uma companhia que é distribuída entre seus acionistas, chama a atenção dos investidores brasileiros quando o assunto é ações.

Para os que gostam de ver esse dinheiro pingando na conta, é possível investir em ações de empresas brasileiras que são grandes pagadoras globais de proventos, conforme mostra reportagem do E-Investidor.

A Petrobras figura em segundo lugar no ranking das maiores pagadoras de dividendos do mundo. Os dados constam na edição mais recente do Global Dividend Index (JHGDI), estudo realizado trimestralmente pela gestora global Janus Henderson.

Segundo o levantamento, a Petrobras distribuiu US$ 21,7 bilhões a seus acionistas durante 2022, uma alta de US$ 12,6 bilhões em comparação a 2021. A disparada do petróleo somada à política de preço de paridade de importação permitiram que a estatal alcançasse em 2022 o melhor resultado da história.

+ 15 melhores empresas pagadoras de dividendos no Brasil em 2022

Diferente da brasileira, que possui o risco político no radar, as empresas estrangeiras que constam no ranking já são velhas conhecidas nos mercados globais não só pelo pagamento de dividendos, mas também pela resiliência de seus modelos de negócio.

É possível dividir os nomes presentes na lista em dois grupos principais: empresas de commodities e as “blue chips”, nome dado às ações de grandes companhias com muita liquidez na Bolsa.

No primeiro grupo, destacam-se as mineradoras australianas BHP e Rio Tinto e a petroleira Exxon, dos Estados Unidos, além da Petrobras.

Já as “blue chips”, como Apple, JP Morgan e Johnson & Johnson, são empresas líderes de mercado e com marcas consolidadas, que conseguem repassar a inflação aos consumidores e manter suas margens mesmo em cenário de juros altos e inflação, como o visto em 2022.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias