Dia do Chocolate: quais empresas do setor existem em bolsas pelo mundo e como investir
7 de julho é o dia do chocolate, doce presente não apenas na culinária, mas também na economia
Com amantes por todo o globo, o chocolate é um dos doces mais populares no mundo todo. Além da sua forma essencial, com eles se faz tortas, bolos, mousses e outros diversos alimentos. Tamanha sua relevância que tem até seu próprio dia, 7 de julho.
Contudo, a importância do chocolate não está só na culinária, mas também é presente na economia e nos negócios. O Brasil é o sexto maior produtor mundial do cacau, matéria prima do doce, e tem na bolsa de valores empresas do setor para quem quiser investir.
Empresas de chocolate em bolsa de valores
Mondelez International (MDLZ34)
A Mondelez é um conglomerado criado em 2012, após o desmembramento da empresa original, a Kraft Foods. Entre as marcas mais conhecidas da empresa estão Milka, Toblerone, Lacta, Oreo, além de chicletes e balas das marcas Trident e Halls.
As ações da empresa estão listadas na bolsa norte-americana Nasdaq, e também há os BDRs da companhia, o MDLZ34, negociados na B3.
Hershey’s (HSHY34)
A Hershey’s é uma companhia norte-americana centenária. Fundada em 1898 no Estado da Pensilvânia por Milton Hershey, está no mercado brasileiro desde 1998. Além dos chocolates da própria marca, a Hershey’s comercializa produtos de outras marcas: Reese’s, Almond Joy, entre outros.
Com suas ações listadas na NYSE, a bolsa de valores brasileira tem BDRs da empresa negociados no ticker HSHY34.
Nestlé (NESN.SW)
Outra companhia ligada ao chocolate listada em bolsa é a Nestlé. Sem BDRs na B3, as ações da Nestlé SA são negociadas na SIX Swiss Exchange.
No Brasil, a empresa avança no segmento após a compra da Garoto e da Kopenhagen, o que inclui a Brasil Cacau, no ano passado. A aquisição desta última foi negociada em torno de R$ 4,5 bilhões, somados o equity e as dívidas. Com isso, a Nestlé avança na liderança da produção de chocolates no País.
Como investir em ações ligado ao chocolate
Para investir nos BDRs citados, Mondelez e Hershey’s, o primeiro passo é ter conta aberta em alguma corretora ou banco de investimentos. Depois, é necessário checar seu perfil de investidor e ver se esse tipo de investimento é compatível com seus objetivos e se atende às suas expectativas.
Caso já seja um investidor e queira incluir essas empresas ao seu portfólio, converse com um especialista da sua corretora para conseguir mais orientações. Uma vez decidida a opção por esse tipo de papel, acesse seu home broker e escolha o ticker do BDR para emitir uma ordem de compra.
No site da B3, é possível saber os tickers dos BDRs patrocinados e dos BDRs não-patrocinados.