ETFs

Conheça os ETFs ligados aos dividendos disponíveis na bolsa

Opções de ETFs trazem variedade de índices que refletem boas pagadoras de lucros no Brasil e no mundo

ETFs de dividendos. Foto: Adobe Stock
Entenda as taxas cobradas por bancos sobre transações e quais fazem mais sentido para a sua rotina financeira Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

Os ETFs são um tipo de fundo de ativos, uma espécie de “condomínio” de investidores, que são ligados a índices e têm suas cotas negociadas em bolsa como se fossem ações. Eles podem ser de diversas categorias e setores, a depender do índice atrelado.

Um desses segmentos une o poder de diversificação dos ETFs e um dos maiores atrativos de quem investe em bolsa, os dividendos. Mas ETFs pagam dividendos? O Bora Investir separou para você conhecer os ETFs (e também BDRs de ETFs) ligados aos índices de dividendos disponíveis na B3.

+ Agenda de dividendos: saiba quais empresas vão distribuir lucro em abril

+ Como reinvestir dividendos – e quais são os ganhos ao fazer isso?

Confira os ETFs de dividendos disponíveis na bolsa de valores brasileira:

IT NOW IDIV FUNDO DE ÍNDICE – DIVO11

O ETF It Now IDIV é um fundo de índice gerido pela Itaú Asset ligado ao IDIV B3 DIvidendos. Esse índice tem foco no desempenho das empresas que se destacaram em termos de remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP).

BB ETF S&P DIVIDENDOS BRASIL FUNDO DE ÍNDICE – BBSD11

Gerido pelo Banco do Brasil, o BB ETF S&P Dividendos Brasil é um fundo que busca acompanhar a variação do índice S&P Dividendos Brasil. Esse indicador acompanha o desempenho das 40 ações de maior rendimento do S&P Brazil BMI. O seu objetivo é maximizar o rendimento através da otimização e atender aos requisitos de diversificação setorial e concentração de ações.

ISHARES SELECT DIVIDEND ETF – BDVY39

Partindo agora para os BDRs de ETF (certificados de ETFs internacionais negociados no Brasil), o Ishares Select Dividend é um ativo gerenciado pela BlackRock, que acompanha a variação do índice Dow Jones U.S. Select Dividend, que representa as principais ações dos EUA em termos de rendimento de dividendos.

+ Cannabis, games, millennials…conheça os ETFs diferentões do mercado

ISHARES CORE DIVIDEND GROWTH ETF – BGWH39

Também gerido pela BlackRock, o ETF iShares Core Dividend Growth é um ativo atrelado à variação do índice Morningstar US Dividend Growth. Esse indicador rastreia títulos dos EUA com um histórico de crescimento ininterrupto de dividendos. Assim, como é um subconjunto do Morningstar US Market Index, trata-se de um amplo índice de mercado, que representa 97% da capitalização de mercado de ações dos EUA.

GLOBAL X SUPERDIVIDEND US ETF – BDVD39

O Global X SuperDividend US é um fundo gerido pela Global X, que busca acompanhar a variação do índice Index SuperDividend® U.S. Low Volatility Index. Esse indicador representa o desempenho de 50 ações ordinárias de igual peso, MLPs (Master Limited Partnerships) e REITs (Real Estate Investment Trusts) que estão entre os ativos de renda variável com maior rendimento de dividendos em Estados Unidos. Os componentes do índice também devem ter pago dividendos de forma consistente nos últimos dois anos.

GLOBAL X SUPERDIVIDEND ETF – BSDV39

Outra opção de BDR de ETF gerido pela Global X é o Global X SuperDividend ETF, fundo atrelado a variação do índice Solactive Global SuperDividend® Index. Indicador esse que acompanha o desempenho de 100 empresas de igual peso que estão entre as melhores pagadoras de dividendos no mundo.

ISHARES CORE HIGH DIVIDEND ETF – BHDV39

Disponível apenas para Investidores Qualificados na B3, o Ishares Core High Dividend é um ETF, que acompanha a variação do índice Morningstar Dividend Yield Focus Index. Esse indicador reflete o desempenho de ações boas pagadoras de dividendos lastreados nos EUA, selecionados para qualidade superior da empresa e saúde financeira.

Quer conhecer mais sobre todos os tipos de investimentos? Acesse e confira os conteúdos gratuitos disponíveis no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias