Notícias

CVM abre consulta pública para reformar regras de assembleia de acionistas

A consulta da CVM traz propostas como permitir que as empresas realizem as assembleias em locais físicos

Brasão da Comissão de Valores Mobiliários: autarquia divulgou novo marco regulatório para assessores de investimento nesta terça-feira, 14
Brasão da CVM: autarquia busca tornar as relações do mercado finaceiros mais transparentes

Por Redação B3 Bora Investir

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu hoje uma consulta pública sobre as normas para as assembleias de acionistas. O objetivo é aprimorar os mecanismos de participação e votação à distância. O prazo para contribuições vai até 24 de novembro.

“As boas normas são construídas em sintonia com o mercado”, disse João Pedro Nascimento, presidente da reguladora, sobre as contribuições de agentes de mercado na consulta. O executivo participou de evento na sede da CVM na manhã de hoje.

+ Tem ações? Como participar das reuniões de acionistas e votar em conselheiros

A consulta, que se focou na resolução 81, traz propostas como permitir que as empresas realizem as assembleias em locais físicos acessórios para a participação de acionistas nos eventos em tempo real. Outra ideia é ampliar as hipóteses de obrigatoriedade de divulgação do boletim de voto a distância para todas as assembleias. A eventual dispensa da obrigatoriedade de disponibilizar o mecanismo em certos casos também está em debate, assim como o fluxo de transmissão das instruções de voto.

Para Nascimento, a reforma vai facilitar não apenas a votação em assembleias, mas a efetiva participação à distância.

+ Investe em ações? Conheça os fundos ativistas e como podem te ajudar

Uma análise de impacto regulatório precedeu a consulta pública sobre o tema. “Usamos a experiência prática do Brasil e combinamos com a prática internacional para fazer a análise de impacto regulatório”, disse Pedro Castelar, chefe de gabinete da presidência da CVM.

*Agência Estado

Investi na bolsa, e agora? Confira o que fazer neste curso gratuito oferecido pelo Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.