Notícias

Entretenimento é o novo aliado da educação financeira no Brasil

União entre entretenimento e finanças busca expandir educação financeira para novos públicos

Foto: Adobe Stock
Jogos buscam ajudar na disseminação da educação financeira. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

Falar da educação financeira continua sendo um desafio, apesar do aumento do interesse da população pelo assunto: parece que todos já entendem o quanto lidar com as finanças é importante, mas ainda acham isso bem complicado. Por isso, alternativas surgem para auxiliar nessa disseminação de conhecimento. Uma delas é o entretenimento.

Para Vera Rita de Mello Ferreira, presidente da Iarep – sigla em inglês para Associação Internacional de Pesquisa em Psicologia Econômica, a utilização do entretenimento atrai novos públicos, já que ele contorna alguns desafios como a falta de interesse no assunto.

“Quando a educação financeira se apresenta dessa forma, ela dribla a falta de vontade e de interesse em aprender o tema, e quando a pessoa vê já está envolvida”, afirma ela.

A especialista em psicologia econômica ainda ressalta que músicas e jogos podem ajudar no aprendizado, pois fixam melhor o conteúdo na memória. Ela ainda diz que o método tem potencial de atingir novas pessoas já que se compartilhado pode gerar discussões e troca de experiência.

Música e jogos a favor das finanças

Misturar entretenimento e investimentos é a aposta da Órama, que lançou um novo projeto, o Órama Records, onde usa a música para ajudar as pessoas a se lembrarem de conceitos e do papel de alguns produtos do mercado financeiro nas suas vidas. 

O novo projeto lançado no TikTok da plataforma, começa com o hit “Dragões da Emergência”, que mostra a importância de estar preparado para imprevistos e ensina quanto seria o montante ideal que se deve guardar para uma reserva de emergência

@oramainvestimentos

Reserva… reservaaa… reseeerva de emergênciaaa! E aí, esse dragão já chegou pra você? Conta aqui pra gente como foi. Produção: Moodbrothers Composição: Dom Jardim Composição/Arranjo: Oswaldo Sperandio Engenheiro de gravação e Mixagem: Plinio Hessel CMO: Dedé Eyer Gerente de criação: Bruno Almeida Motion designer: Leo Almeida Redatora: Kely Santos Gerente de Comunicação: Mariana Ayres Analista de comunicação: Florencia Perseo Analista de comunicação: Luisa Francescutti Assistente de comunicação: Juliana Matassoli #reservadeemergencia #investimentos #oramainvestimentos

♬ som original – Órama Investimentos

Outra música traz as vantagens e o papel do Tesouro Direto no hip hop “Papo Reto”, e os Fundos Imobiliários, são explicados no samba “O Apê deu Ruim”. A ação da Órama é uma parceria com a Moodbrothers e conta com composição de Dom Jardim.

“O entretenimento é o melhor meio para passar conhecimento. Se você está se divertindo, você dedica mais tempo e mais atenção ao assunto, se divide com outras pessoas e repete a experiência”, afirma Dedé Eyer, CMIO da Órama. 

+ 8 cursos gratuitos sobre finanças para você começar a investir

Aprender a investir jogando

Em parceria com a B3, a Órama também lançou recentemente o projeto “Altos e Baixos”, disponível na Órama TV no YouTube. A proposta é ensinar sobre investimentos através de um jogo, onde quatro personagens escolhem entre 5 caminhos possíveis de investimentos: Bolsa, Criptomoedas, Fundos de Investimento, Títulos de Renda Fixa e Poupança. A cada rodada os jogadores vivenciam questões relativas às características do caminho escolhido. 

A volatilidade de Cripto, a falta de rentabilidade da poupança, as várias possibilidades (além das ações) da bolsa ou as vantagens das gestões ativas dos fundos, por exemplo, são algumas das aprendizagens. Explicações extras e observações são feitas por Gilvan Bueno, sócio e gerente educacional, e Phil Soares, chefe de análise de ações.

“A ideia é inspirada nos tradicionais jogos de tabuleiro. Pensamos em desenvolver algo parecido, mas com foco nas temáticas do mercado financeiro. O intuito é unir pessoas com diferentes níveis de conhecimento sobre investimentos, inclusive pais e filhos”, conta Bruno Almeida, gerente de criação da Órama. 

O projeto já alcançou cerca de 6 milhões de pessoas, em mais de 264 mil horas assistidas no canal.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.