Notícias

Mercado e Morning Call Safra: indicadores dos EUA e PEC da transição no Senado

Vários indicadores de atividade norte-americanos serão analisados ao longo do dia -- inclusive as expectativas para a inflação americana em 1 e 5 anos

Maço de notas de dólar. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A expectativa do mercado, segundo economistas consultados pela Reuters, era que o índice cairia 0,1%. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta quarta, dia 22/11, a publicação da ata da reunião de 2 de novembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve é o destaque nos mercados nesta véspera de feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. 

Vários indicadores de atividade norte-americanos serão analisados ao longo do dia também, entre eles o sentimento do consumidor, que incluem as expectativas para a inflação em 1 e 5 anos, e as leituras preliminares de PMIs. 

No Brasil, as atenções seguem focadas no acordo para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição no Senado. O novo governo concordou em retirar o Auxílio Brasil do teto de gastos por quatro anos. Ainda assim, enfrenta pressão para reduzir mais esse período para até dois anos, além de reduzir os valores no Orçamento para R$ 160 bilhões (e não R$ 200 bilhões, como estimado anteriormente).

Petrobras pressionou Ibovespa

O mercado financeiro encerrou a terça-feira, 22/11, em baixa com diversos fatores políticos no radar. A Bolsa do Brasil (B3), que operou em queda durante todo o pregão, foi puxada pelas ações da Petrobras, que sofreram duplo rebaixamento após o senador Jean Paul Prates (PT-RN) pedir que a estatal suspenda qualquer venda de ativos até a mudança de governo. 

Outros fatores pesaram nesse cenário, como explica o Morning Call Safra de hoje:

+ Entenda a queda das ações da Petrobras em meio às incertezas sobre futuro

Mercado internacional 

No exterior, predominam sinais positivos nas Bolsas internacionais, embalados pela expectativa de que a ata do Fed reitere a possibilidade de desaceleração do ritmo de alta da taxa básica em dezembro.

Por conta do aumento do número de novos casos diários da covid-19 na China, a capital Pequim e o centro financeiro Xangai apertarão restrições a partir de amanhã. Na Europa, os investidores repercutem os resultados melhores que esperados dos PMIs, índices dos gerentes de compras baseados em pesquisas mensais de empresas do setor privado, da Alemanha e da zona do euro.

* Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias