Mercado

Hiperinflação: o que é e por que acontece

Problema já foi enfrentado por várias economias do mundo

Apesar de parecidos, os termos inflação, deflação e desinflação significam fenômenos econômicos distintos, que o IPCA-15 mede. Foto: Adobe Stock

O controle da inflação por meio da taxa de juros é um assunto que está sempre presente nos noticiários de economia. No Brasil, o assunto voltou à tona com o embate entre governo executivo e Banco Central, que envolve a definição das metas inflacionárias e a condução da política monetária. O tema também apareceu nos EUA, onde a inflação se mostra persistente, o que pode ocasionar novos aumentos dos juros.

Manter a inflação sob controle é muito importante porque impede que a escalada dos preços desvalorize a moeda nacional e a população perca o poder de compra. Além disso, uma inflação descontrolada pode acabar gerando hiperinflação. Confira a seguir mais detalhes sobre esse fenômeno.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.