Mercado

Mercado e Morning Call Safra: risco de recessão e PEC em destaque

Bolsas internacionais tentam ganhar fôlego nesta manhã, mas a cautela persiste diante do processo de aperto monetário na Europa e EUA

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
O Ibovespa é o principal índice de ações da B3. Ele registra o desempenho do mercado durante o pregão.

Nesta terça-feira, 20/12, o mercado financeiro brasileiro estará atento à votação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados. A possível aprovação seria o caminho para que o governo eleito possa ampliar o Orçamento de 2023. Também no Brasil teremos hoje na B3 o leilão para a privatização pelo governo gaúcho da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

No exterior serão divulgados o resultado das construções de moradias nos Estados Unidos iniciadas em novembro e o índice de confiança do consumidor da zona do euro.

Mercado financeiro hoje

As bolsas internacionais tentam ganhar fôlego nesta manhã, mas a cautela persiste diante dos temores de uma recessão global diante do processo de aperto monetário na Europa e Estados Unidos. 

O mau humor na Europa tem predominado desde a semana passada, quando o americano Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra (BoE) e o suíço SNB elevaram os juros básicos em 50 pontos-base. 

Além disso, hoje o Banco do Japão (BoJ) surpreendeu ao fazer um ajuste em sua política que permitirá que juros de longo prazo subam mais, o que levou o iene a se valorizar fortemente em relação ao dólar. 

Varejistas puxaram Ibovespa

A Bolsa do Brasil (B3) encerrou ontem com forte avanço de 1,83% aos 104.739 pontos. Em um começo de semana agitado, apesar de tradicionalmente marcado por liquidez reduzida diante da chegada do Natal, foram as ações das varejistas que puxaram o índice. 

No câmbio, o dólar comercial subiu 0,28% e fechou cotado a R$ 5,30, ainda diante das incertezas sobre a política fiscal do novo governo.

O Morning Call Safra desta terça-feira explica a disparada de ações de varejistas na esteira de notícias vindas de Brasília, com decisões judiciais e anúncio de Anelize Almeida para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional: