Mercado

Mercado e Morning Call Safra: risco de recessão e PEC em destaque

Bolsas internacionais tentam ganhar fôlego nesta manhã, mas a cautela persiste diante do processo de aperto monetário na Europa e EUA

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
O Ibovespa é o principal índice de ações da B3. Ele registra o desempenho do mercado durante o pregão.

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta terça-feira, 20/12, o mercado financeiro brasileiro estará atento à votação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados. A possível aprovação seria o caminho para que o governo eleito possa ampliar o Orçamento de 2023. Também no Brasil teremos hoje na B3 o leilão para a privatização pelo governo gaúcho da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

No exterior serão divulgados o resultado das construções de moradias nos Estados Unidos iniciadas em novembro e o índice de confiança do consumidor da zona do euro.

Mercado financeiro hoje

As bolsas internacionais tentam ganhar fôlego nesta manhã, mas a cautela persiste diante dos temores de uma recessão global diante do processo de aperto monetário na Europa e Estados Unidos. 

O mau humor na Europa tem predominado desde a semana passada, quando o americano Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra (BoE) e o suíço SNB elevaram os juros básicos em 50 pontos-base. 

Além disso, hoje o Banco do Japão (BoJ) surpreendeu ao fazer um ajuste em sua política que permitirá que juros de longo prazo subam mais, o que levou o iene a se valorizar fortemente em relação ao dólar. 

Varejistas puxaram Ibovespa

A Bolsa do Brasil (B3) encerrou ontem com forte avanço de 1,83% aos 104.739 pontos. Em um começo de semana agitado, apesar de tradicionalmente marcado por liquidez reduzida diante da chegada do Natal, foram as ações das varejistas que puxaram o índice. 

No câmbio, o dólar comercial subiu 0,28% e fechou cotado a R$ 5,30, ainda diante das incertezas sobre a política fiscal do novo governo.

O Morning Call Safra desta terça-feira explica a disparada de ações de varejistas na esteira de notícias vindas de Brasília, com decisões judiciais e anúncio de Anelize Almeida para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional:

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.