Mercado

Mercado e Morning Call Safra: expectativa sobre pesquisa Focus e ata da reunião do Fed

Manutenção da perspectiva de que o BC americano deve manter os juros altos por mais tempo pode influenciar o Ibovespa hoje

Balcão do bora investir
Bolsa de valores brasileira: decisões do Copom e do Fed vieram em linha com as expectativas, mas tom duro do Copom surpreendeu. Foto: Divulgação B3

A pesquisa Focus é destaque no Brasil na volta dos mercados nesta quarta-feira, 22/2, depois do feriado de prolongado de Carnaval. Já nos Estados Unidos os investidores aguardam pela ata do Fed, o Banco Central americano.

A semana ainda terá a divulgação do dado de inflação nacional referente a fevereiro (IPCA-15) e do PCE (Índice de preços de gastos com consumo) nos EUA. Ambos serão divulgados na sexta-feira, 24/2. Relatório sobre a dívida pública federal referente a janeiro e a segunda leitura do PIB norte-americano do quarto trimestre completam a agenda.

Temor sobre manutenção dos juros lá fora

A perspectiva de que o Fed terá de deixar as taxas de juros em um nível alto por mais tempo do que o esperado anteriormente é mantida e pesa negativamente sobre as bolsas americanas. Após ficarem fechadas na segunda-feira, 20/2, ontem as bolsas encerraram em queda e tiveram seu pior dia desde o começo do ano, com perdas de ao menos 2%.

Em um cenário de inflação ainda alta e atividade econômica forte nos EUA, os investidores esperam sinais sobre os próximos passos do Fed na ata de sua última reunião, que será divulgada nesta quarta-feira, 22/2, às 16h.

Brasil tem influência da cautela no exterior

Os mercados retornam da folga de Carnaval pressionados pela cautela internacional. Como o horário da negociação é reduzido – a Bolsa do Brasil (B3) abriu às 13 horas -, a liquidez pode ser menor nesta Quarta-feira de Cinzas.

Ficam no radar do investidor brasileiro o boletim Focus, que será divulgado às 14 horas, e a expectativa de detalhes sobre o novo Bolsa Família, o Desenrola, o reajuste do salário mínimo e o aumento da faixa de isenção do imposto de renda. O Sindifisco estima que a isenção de IR para trabalhadores com salário mensal de até R$ 2,64 mil representará perda de arrecadação de R$ 14 bilhões.

No último pregão, na sexta-feira antes do Carnaval, o volume de negócios foi reduzido na B3. Notícias externas afetaram o desempenho do principal índice do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa, que encerrou a sessão em baixa. Comentários mais firmes de dirigentes do Fed, o BC americano, sobre a trajetória dos juros e novos dados da inflação do produtor acima do esperado diminuíram o apetite ao risco dos investidores.

Acompanhe mais informações no Morning Call Safra desta quarta-feira, 22/2:

*Com informações da Agência Estado

Para entender mais sobre macroeconomia, confira os cursos e vídeos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.