Mercado

Mercado e Morning Call Safra: expectativa sobre pesquisa Focus e ata da reunião do Fed

Manutenção da perspectiva de que o BC americano deve manter os juros altos por mais tempo pode influenciar o Ibovespa hoje

Balcão do bora investir
Bolsa de valores brasileira: decisões do Copom e do Fed vieram em linha com as expectativas, mas tom duro do Copom surpreendeu. Foto: Divulgação B3

Por Marília Almeida

A pesquisa Focus é destaque no Brasil na volta dos mercados nesta quarta-feira, 22/2, depois do feriado de prolongado de Carnaval. Já nos Estados Unidos os investidores aguardam pela ata do Fed, o Banco Central americano.

A semana ainda terá a divulgação do dado de inflação nacional referente a fevereiro (IPCA-15) e do PCE (Índice de preços de gastos com consumo) nos EUA. Ambos serão divulgados na sexta-feira, 24/2. Relatório sobre a dívida pública federal referente a janeiro e a segunda leitura do PIB norte-americano do quarto trimestre completam a agenda.

Temor sobre manutenção dos juros lá fora

A perspectiva de que o Fed terá de deixar as taxas de juros em um nível alto por mais tempo do que o esperado anteriormente é mantida e pesa negativamente sobre as bolsas americanas. Após ficarem fechadas na segunda-feira, 20/2, ontem as bolsas encerraram em queda e tiveram seu pior dia desde o começo do ano, com perdas de ao menos 2%.

Em um cenário de inflação ainda alta e atividade econômica forte nos EUA, os investidores esperam sinais sobre os próximos passos do Fed na ata de sua última reunião, que será divulgada nesta quarta-feira, 22/2, às 16h.

Brasil tem influência da cautela no exterior

Os mercados retornam da folga de Carnaval pressionados pela cautela internacional. Como o horário da negociação é reduzido – a Bolsa do Brasil (B3) abriu às 13 horas -, a liquidez pode ser menor nesta Quarta-feira de Cinzas.

Ficam no radar do investidor brasileiro o boletim Focus, que será divulgado às 14 horas, e a expectativa de detalhes sobre o novo Bolsa Família, o Desenrola, o reajuste do salário mínimo e o aumento da faixa de isenção do imposto de renda. O Sindifisco estima que a isenção de IR para trabalhadores com salário mensal de até R$ 2,64 mil representará perda de arrecadação de R$ 14 bilhões.

No último pregão, na sexta-feira antes do Carnaval, o volume de negócios foi reduzido na B3. Notícias externas afetaram o desempenho do principal índice do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa, que encerrou a sessão em baixa. Comentários mais firmes de dirigentes do Fed, o BC americano, sobre a trajetória dos juros e novos dados da inflação do produtor acima do esperado diminuíram o apetite ao risco dos investidores.

Acompanhe mais informações no Morning Call Safra desta quarta-feira, 22/2:

*Com informações da Agência Estado

Para entender mais sobre macroeconomia, confira os cursos e vídeos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias