Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: IPCA, varejo e juros são o destaque do dia

Lá fora, as atenções ficam nos pedidos de auxílio-desemprego dos EUA e na inflação da China

Cédula de R$ 100 onde duas moedas de um real e uma cédula de R$ 10 enrolada formam um símbolo de percentual.
Veja como a macroeconomia pode afetar seu bolso Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta quinta-feira, 9/2, o mercado estará atento ao IPCA de janeiro e as vendas no varejo em dezembro, além da divulgação do balanço do Bradesco.

Lá fora, as atenções ficam nos pedidos de auxílio-desemprego dos EUA, nos discursos de três dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e na inflação da China.

Mercado externo positivo

Os futuros de Nova York operam em alta nesta manhã, sinalizando um dia de ganhos para as bolsas no mercado à vista, em meio a balanços corporativos, como o do Walt Diney, que viu suas ações dispararem 6,56% às 7h21 no pré-mercado em NY.

Na agenda americana o destaque é a pesquisa semanal sobre pedidos de auxílio-desemprego, que ganha maior importância após o forte relatório de emprego (payroll) da semana passada.

Na Europa, as bolsas também estão no azul em meio a balanços de grandes empresas, como Unilever e Credit Suisse, e após dados da inflação ao consumidor (CPI) da Alemanha, que voltou a acelerar — taxa anual atingiu 8,7% em janeiro, de 8,6% em dezembro, mas bem abaixo da expectativa de analistas de 9,4%.

IPCA, juros e varejo

As bolsas em alta e o dólar mais fraco ante maioria das outras moedas podem ajudar o Ibovespa e o real nesta quinta-feira caso o mercado não volte a se estressar com a crise envolvendo o governo e o Banco Central.

À noite, o diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra, deu o recado de que nunca teve no debate a possibilidade de redução de taxa de juros no curto prazo e eximiu a autoridade monetária da responsabilidade pela piora das expectativas de inflação nos próximos anos.

Nos juros, além de Serra, a curva deve reagir ao IPCA, que pode desacelerar para alta de 0,57% em janeiro, ante 0,62% em dezembro. No acumulado em 12 meses, o IPCA deve avançar a 5,82% (mediana), ante 5,79% em dezembro.

O mercado também olha os números das vendas no varejo em dezembro, que devem cair mais no âmbito restrito.

Ibovespa se descola

Ontem, a Bolsa do Brasil (B3) operou no positivo durante todo o pregão e o Ibovespa encerrou em 1,97%, aos 109.951 pontos. O desempenho foi puxado pelos bancos. Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) registraram algumas das maiores altas, 7,8% e 4,6%, respectivamente.

O Morning Call Safra de hoje fala mais sobre como o setor financeiro contribuiu para alavancar o índice e o que esperar desta quinta-feira:

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.