Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: metas de inflação, petróleo e balanços

Entre os indicadores previstos, o volume de serviços em dezembro é o destaque da agenda do mercado brasileiro

Bomba abastece carro em posto. de combustível
Combustíveis têm bastante peso na inflação. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Washington nesta sexta-feira, 10/02, para uma série de compromissos, como um encontro com o presidente dos EUA, Joe Biden, e uma entrevista coletiva. Entre os indicadores previstos, o volume de serviços em dezembro é o destaque da agenda do mercado brasileiro.

Ao longo do dia, as atenções ficam também no índice de sentimento do consumidor preliminar de fevereiro medido pela Universidade de Michigan, nas expectativas de inflação de 1 e 5 anos nos Estados Unidos, além de pronunciamentos de dirigentes do Federal Reserve (Fed), do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE).

Cautela no mercado externo

Sinais negativos predominam nas bolsas internacionais diante das expectativas de novos apertos de juros nos EUA e Europa. Investidores aguardam comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em meio às expectativas da divulgação do índice de preços ao consumidor dos EUA, o CPI, na próxima semana. 

Na Europa, os índices de ações, o euro e a libra são pressionados também, reagindo ao PIB do Reino Unido, que ficou estagnado no quarto trimestre de 2022. Há rumores de que bancos centrais da região podem manter o aperto monetário por mais tempo para controlar a inflação. 

O petróleo tem alta de mais de 2%, retomando a tendência de avanço interrompida ontem, favorecido pelo otimismo com a rápida recuperação da China após o fim da política de “covid zero”. A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) chinês acelerou para 2,1% em janeiro, ante 1,8% em dezembro, mas ficou um pouco abaixo das expectativas. 

No Japão, o iene se fortalece ante o dólar, reagindo a relatos de que o economista Kazuo Ueda será nomeado como próximo presidente do Banco do Japão (BoJ).

Petróleo, balanços e metas de inflação

A persistente aversão a risco lá fora pode piorar o sentimento dos investidores locais, que tem sido abalado pela discussão no governo Lula para mudar as metas de inflação. 

Para hoje, a tendência é que haja repercussão do balanço do Bradesco, embora a valorização firme do petróleo possa reverberar nas ações da Petrobras. Usiminas e outras grandes empresas seguem com a divulgação de balanços hoje. 

Ontem o Ibovespa B3 fechou em forte queda de 1,77%, a 108.008 pontos, após rumores dessa possível revisão das metas de inflação do país, como traz o Morning Call Safra desta manhã:

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias