Mercado financeiro e Morning Call Safra: nova variante do Coronavírus preocupa
O Conselho de Estado da China decidiu hoje acelerar a vacinação de idosos; ensaio de melhora no exterior pode amenizar um pouco o mau humor local com a PEC da Transição
Especulações de que a China poderá relaxar a política de covid zero antes do esperado tranquilizam um pouco os mercados mundiais nesta terça, 29/11. Os índices futuros das Bolsas de Nova York e os mercados europeus buscam recuperação nesta manhã, mas o fôlego é curto, após caírem mais de 1% em Wall Street ontem.
O Conselho de Estado da China decidiu hoje acelerar a vacinação de idosos – com foco para o grupo acima de 80 anos, mais vulnerável – e orientou autoridades locais a ajustarem sua abordagem contra a doença para uma postura mais “diversificada”.
As sinalizações, embora positivas, foram recebidas com desapontamento por alguns participantes do mercado. O banco de investimentos canadense TD Securities prevê um processo lento e gradual para “qualquer reabertura” a ser feita por Pequim, de forma a evitar pressão sobre o sistema de saúde, “às custas da recuperação econômica nos próximos meses”.
Os investidores repercutem ainda sinalizações de política monetária do dirigente do BCE, enquanto aguardam falas do presidente do BoE hoje e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, amanhã, como explica o Morning Call Safra de hoje:
PEC da Transição
O ensaio de melhora no exterior pode amenizar um pouco o mau humor local com a PEC da Transição protocolada ontem à noite no Senado, com impacto fiscal de R$ 198 bilhões por prazo de quatro anos, mas que ainda não começou a tramitar por falta de 27 assinaturas necessárias.
Ontem à noite, Haddad afirmou que não participou da redação do texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da transição e, a pedido de Lula, vai integrar o grupo de economistas do governo de transição a partir de hoje. Afirmou ainda que não recebeu qualquer outro convite.
No radar ficam também os indicadores locais IGP-M, índice de medição de preços, e Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
*Com informações da Agência Estado