Mercado

Mercado financeiro hoje: exterior com pouco fôlego; Brasil atento à posse de Tebet

Ibovespa interrompeu ontem as quedas dos últimos dois pregões, mas sem ainda zerar as recentes perdas

Notas de 50 dólares. Economia dos EUA Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Os investidores ajustam posições sob expectativas por falas de quatro dirigentes do Federal Reserve. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

No Brasil, o mercado estará atento nesta quinta, 5/12, à cerimônia de posse de Simone Tebet como ministra do Planejamento e aos dados da produção industrial de novembro, além do primeiro leilão de prefixados de 2023 do Tesouro. 

Nos Estados Unidos, saem dados de atividade, como de emprego da ADP, e tem discursos de membros do Fed.

Mercado externo

Investidores devem estar com a atenção voltada aos discursos de autoridades do Fed, o banco central norte-americano, em busca de sinais sobre a política monetária dos EUA. Isso porque o Fed sinalizou que pretende seguir elevando os juros este ano para combater pressões inflacionárias

Ao mesmo tempo, a atividade nos EUA e em outras partes do globo ainda segue fraca, como reforçado hoje no PMI de serviços chinês da Caixin/S&P Global e no PMI Composto do Reino Unido. Ambos ficaram abaixo de 50, número indicativo de expansão. 

+ Como a flexibilização da política de Covid-Zero na China ajuda o Brasil

Ibovespa e Petrobras

Com a agenda interna menos robusta, os olhos dos investidores continuarão em Brasília, em busca de sinais de moderação na condução do novo governo. Ontem, duas negativas de membros da nova gestão atenuaram os ânimos, influenciando especialmente o índice Bovespa e as ações da Petrobras. 

Primeiro, o futuro presidente da petroleira, senador Jean Paul Prates (PT-RN), negou mudança na política de preços da estatal. Depois, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo não tem planos para revisar a reforma da Previdência. 

+ Entenda as mudanças no comando da Petrobras e o impacto das desonerações

Como resultado, o Ibovespa interrompeu ontem as quedas dos últimos dois pregões, mas sem ainda zerar as recentes perdas. Já o dólar subiu levemente e pode ficar instável, dado o movimento lá fora. 

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias