Mercado

Mercado financeiro hoje: otimismo com China, expectativa com futuro governo no Brasil

Na agenda local, o destaque será o relatório da dívida pública de novembro, que será detalhado em entrevista do secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle

Painel Bolsa (B3)
As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) encerraram em baixa de 0,77%, a R$ 23,38.

Sem dados e eventos hoje no exterior e com o fechamento do mercado no Reino Unido, os investidores devem focar nas negociações do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para completar os 16 nomes que faltam na lista de 37 ministros de seu futuro governo, que só deve ser anunciada nesta quarta-feira (28). 

Na agenda local, o destaque será o relatório da dívida pública de novembro, que será detalhado em entrevista do secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle. 

Mercado internacional

Nesta terça-feira, 27/23, primeira sessão após o feriado de Natal, os mercados de ações europeu, Estados Unidos e o petróleo sobem, enquanto o dólar segue em baixa ante euro, libra e também recua frente o yuan chinês. O apetite por ativos de risco predomina em meio ao novo afrouxamento de regras relacionadas à pandemia de covid-19 na China, após ter abandonado a rígida política de covid-zero

Desta vez, o país baixou o grau de emergência de saúde da categoria A para B, o que permite a adoção de medidas menos rígidas e, por consequência, pode impulsionar a atividade local e o consumo de commodities. Há pouco, foram anunciados dados locais que indicam uma queda na circulação das pessoas por conta do recrudescimento da doença, sugerindo que as próximas semanas serão mais perigosas para a saúde pública e de maior risco para a economia. 

+ Como a flexibilização da política de Covid-Zero na China ajuda o Brasil

Mercado brasileiro

O bom humor externo com a China pode favorecer a melhora do Ibovespa e a valorização do petróleo também é positiva para as ações da Petrobras, após perdas na sessão anterior em meio à baixa liquidez. 

Ontem, o Ibovespa encerrou em baixa de 0,87%, aos 108.738 pontos. O fraco desempenho depois de cinco altas seguidas acompanha o cenário externo pouco movimentado, com a maioria dos mercados fechados no exterior devido ao feriado de Natal.