Mercado

Mercado financeiro hoje: precatórios e arrecadação abrem semana

Lá fora, destaque para discursos dos presidentes do Federal Reserve e reunião da Opep+

Desempenho de ações na bolsa de valores. Foto: Pixabay
Desempenho de ações na bolsa de valores. Foto: Pixabay

Por Redação B3 Bora Investir

A semana traz uma agenda mais carregada, com dados da arrecadação federal, IPCA-15 de novembro e sessão extraordinária virtual para julgar a ação que trata da regra de pagamento dos precatórios, além dos números do Governo Central de outubro e votação no Senado do projeto que regulamenta as apostas esportivas.

Lá fora, destaque para discursos dos presidentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey. São esperados ainda o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos do terceiro trimestre, Livro Bege e PCE dos Estados Unidos, vendas no varejo da Alemanha, CPI da zona do euro, PMIs da China, Europa e EUA.

As atenções também estarão na reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+).

+ 7 fatos e frases que resumem a quarta semana de novembro

+ Felipe Salto: governo precisa mostrar capacidade de cumprir metas de equilíbrio das contas

EUA, Europa, Japão e China

O tom é de cautela nos mercados internacionais em semana de indicadores importantes, como PIB e Livro Bege dos Estados Unidos, que ajudarão a ajustar as expectativas para a política monetária do Fed.

Em outros países a política monetária também está no radar. O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, afirmou em entrevista que a “próxima etapa” na missão para levar a inflação à meta de 2% será dura.

O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Kazuo Ueda, afirmou nesta segunda-feira que o banco central não pode ainda dizer com convicção que a meta de 2% de inflação no país será atingida de modo sustentável e estável. “Temos visto alguns sinais positivos nos salários e na inflação. Mas há incerteza elevada sobre se este ciclo se fortalecerá”, disse Ueda, no Parlamento japonês.

Na China, o lucro de grandes empresas industriais da China subiu 2,7% na comparação anual de outubro, marcando o terceiro mês consecutivo de alta, segundo dados publicados hoje pelo instituto de estatísticas do país (NBS, pela sigla em inglês). Em setembro, porém, o lucro industrial havia mostrado expansão anual mais forte, de 11,9%.

+ Sinais mistos: o que está acontecendo com a economia da China e como isso afeta o Brasil?

Foco nos precatórios

No Brasil investidores devem estar atentos ao julgamento dos precatórios no STF. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem apontado a importância de o processo ser julgado ainda neste mês pela Corte. O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, explicou na semana passada que, caso o STF consiga finalizar a análise da ação até o fim de novembro, seria possível quitar ainda neste ano um estoque de precatórios de cerca de R$ 95 bilhões calculado pela pasta – no caso de a Corte seguir o entendimento atual do governo.

A ação no Supremo questiona a constitucionalidade de uma emenda aprovada em 2021 que alterou a sistemática de pagamento dessas dívidas. E lideranças partidárias da Câmara não descartam incluir o veto do presidente Lula à desoneração da folha de pagamento de 17 setores na pauta da sessão conjunta do Congresso prevista para esta semana.

+ Tudo sobre precatórios


Quer saber mais sobre como investir? Confira esse curso gratuito no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias