Mercado

Mercado financeiro: Lula na Argentina e PIB americano são o foco do dia

Na B3, começa a valer hoje a nova carteira teórica do Ibovespa, após a retirada da Americanas de todos os índices da bolsa

Mãos segurando celular que mostra na tela gráficos utilizidados no day trade. Foto: Adobe Stock
O day trader precisa conhecer as estratégias básicas e os tipos de ações mais recomendados. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

O mercado começa a semana atento à agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Argentina, em sua primeira viagem internacional no atual mandato. Na presidência interina, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebe hoje uma delegação da União Europeia. 

No exterior, os Estados Unidos divulgam o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2022, saem dados preliminares de PMIs (Índices de Gerentes de Compras) composto, que inclui medições de serviços e setor industrial americano, japonês, da zona do euro e Alemanha, além de balanços corporativos de Tesla, Microsoft, Boeing, entre outros. 

As celebrações do Ano Novo Lunar deixam os mercados fechados ao longo da semana na China, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul.

+ 5 fatos para entender a crise econômica da Argentina

Mercado externo: tecnologia e feriados

Os índices futuros das Bolsas de Nova York passaram a cair nesta manhã, ajudando a tirar força das bolsas na Europa, com ajustes após a valorização do mercado à vista em Nova York, puxado por ações de tecnologia. 

Na semana passada, a Netflix surpreendeu o mercado com a conquista de novos assinantes reportada em seu balanço financeiro, e a Alphabet (controladora do Google) revelou planos de cortar 12 mil empregos, seguindo uma tendência de outras gigantes americanas do setor, diante da desaceleração das economia dos EUA e global. 

Os retornos dos Treasuries (Títulos do Tesouro do Governo Americano) de dez e 30 anos passaram a subir e dólar recua em dia de agenda relativamente fraca e em meio ao “período de silêncio” que impede dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de fazer comentários públicos sobre economia. 

Na Ásia e Pacífico, as bolsas japonesa e australiana subiram puxadas pelas bolsas americanas, enquanto os demais mercados permanecem fechados pelo feriado de Ano Novo Lunar.

Ibovespa e expectativas no Brasil

Na B3, começa a valer hoje a nova carteira teórica do Ibovespa, após a retirada da Americanas de todos os índices da bolsa, em consequência do pedido de recuperação judicial, na última quinta-feira. 

+ O que acontece com as ações das empresas em recuperação judicial listadas na bolsa?

+ Americanas: entenda o que é a recuperação judicial

Na renda fixa, os investidores ficam de olho ainda no Boletim Focus, após uma série de altas das taxas futuras e valorização semanal de 1,98% do dólar, que fechou aos R$ 5,2077 na sexta, decorrentes da percepção de piora das expectativas para a mediana do IPCA. Na última sexta, a Bolsa do Brasil operou no negativo durante a maior parte do dia e o Ibovespa fechou em menos 0,78%, aos/ 112.040 pontos.

Os investidores precificaram os riscos de elevação das metas de inflação na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta quinta-feira, 26, na esteira das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à independência do Banco Central e suas metas de inflação. Em Buenos Aires, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo brasileiro estuda uma solução comum com a Argentina para elevar as exportações brasileiras ao país vizinho, um importante parceiro comercial. 

*Informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias